Adilson Troca é autor de Leis que valorizam a Cultura Gaúcha

O Projeto de Lei 514/2006 que institui o Dia Estadual da Música Nativista foi uma inicativa de autoria do deputado Adilson Troca que já virou Lei. A data deverá ser comemorada no dia 8 de dezembro, dia da primeira apresentação da Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, em 1971. Já é Lei também o projeto que coloca o MTG entre o patrimônio Histórico e Cultural do Estado.
Conforme o parlamentar a música ultrapassa os limites dos centros de tradições, dos festivais e dos rodeios. “As canções nativistas tem uma grande força telúrica, que incentivou a expansão, a organização e a solidificação do movimento tradicionalista” ressalta Troca.
A história do Rio Grande do Sul é marcada por lutas e conquistas. A briga pelo alargamento de fronteiras marcou a personalidade do gaúcho resultando no amor ao solo e no orgulho de pertencer ao Brasil não por acaso, mas por vontade própria. Estes fatores influenciaram decisivamente os valores, a cultura e a arte.

Na música, o tradicionalismo transparece nos traços líricos, embalando as gerações. Foi com base neste ideal e com a consciência da importância da propagação da cultura gaúcha que o deputado Adilson Troca (PSDB) criou o projeto que institui o Dia da Música Nativista.

Comentários

Postagens mais visitadas