Portuários tem diálogo aberto com a Governadora



Em uma reunião intermediada pelo Deputado Estadual Adilson Troca (PSDB), representantes dos trabalhadores portuários de Rio Grande tiveram a oportunidade de agradecer a Governadora Yeda Crusius pelo pagamento dos precatórios do ano de 1998. Acompanhados do Deputado Federal Cláudio Diaz, do superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco e pelo presidente do Conselho da Autoridade Portuária, Aires Apolinário, os portuários aproveitaram para avançar nos diálogos sobre a formação do Quadro de Pessoal do Porto.

O deputado Adilson Troca lembra que a categoria dos portuários tem mantido um diálogo aberto com o Governo do Estado que está garantindo bons frutos. “Este ano já foram pagos R$ 28 milhões relativos os precatórios de 1998, atendendo a 1.063 portuários; foi realizada a mudança de categoria que valorizou a guarda portuária e a prorrogação de contratos emergenciais. Isto é fruto da soma da capacidade de articulação dos portuários e da vontade política da Governadora Yeda Crusius”, declarou Adilson Troca.

O presidente dos Sindicato dos Portuários de Rio Grande, Rui Mendes, agradeceu a Governadora Yeda Crusius por seu empenho e por cumprir com suas promessas para com a categoria. “Fizemos a proposta, o governo aceitou e a promessa foi cumprida", destacou o presidente que ressaltou também a importância da continuidade dos pagamentos de precatórios e da elaboração de uma lei que crie o Quadro de Pessoal, impedindo que haja prejuízo futurosàs atividades portuárias.

A Superintendência do Porto de Rio Grande foi criada em 1996 sem um quadro de pessoal. Uma comissão da Secretaria de Infraestrutura já elaborou uma proposta que tem consenso dos trabalhadores e do Porto para sanar a questão. Agora a proposta precisa se tornar Lei. “Nosso prazo final para isso aconteça ainda em 2009 é o dia 18 de novembro, quando acontece a última reunião do Grupo de Assessoramento Estadual para Política Política de Pessoal. Queremos um quadro moderno e enxuto, alinhado com o dos demais portos do país”, declarou o Secretário do Sindiporg Clênio Nunes (Galinho).

O mais antigo portuário vivo do Estado do Rio Grande do Sul, José leal, referiu a importância da Governadora Yeda Crusius para a história dos portuários. “A senhora tem seu nome escrito como a governadora que prometeu e pagou os precatórios. A senhora tem seu nome escrito no ajustes das contas públicas. Agora vai ter seu nome escrito no quadro de carreira dos portuários", desabafou.

No encontro, os representantes dos portuários entregaram à Governadora uma cópia da proposta de formação do quadro de pessoal. A expectativa é de que o projeto seja aprovado e enviado à Assembleia Legislativa para análise ainda neste ano. Depois de receber o projeto, Yeda determinou a avaliação técnica pela Secretaria de Infra-estrutura e Logística. "Nosso projeto de governo é fazer com que o serviço público se qualifique. Gosto de receber envelope com demandas propositivas", observou .

Grande Expediente
O deputado Adilson Troca ocupou o Grande Expediente da Assembléia Legislativa para fazer um relato da situação do Porto de Rio Grande e uma homenagem aos trabalhadores que atuam na área portuária.

Adilson Troca também citou o Jornal Agora, que está completando 34 anos e que faz a cobertura da história de Rio Grande e das atividades relacionadas ao Porto, e a Câmara do Comércio da Cidade de Rio Grande, que completou 165 anos no último dia 26 e é a mais antiga do Estado e quarta do país. A íntegra do pronunciamento de Adilson Troca está disponível em www.deputadoadilsontroca.blogspot.com.

Comentários

Postagens mais visitadas