Recursos para a Casa do Mel da Região Sul serão liberados logo, afirma Adilson Troca



O deputado Adilson Troca acompanhou uma comitiva de prefeitos e representantes de Município dos Sul do Estado em busca da liberação de recursos para uma unidade de beneficiamento de mel junto ao Secretario da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Fagundes Machado, nesta quarta-feira (23). As verbas foram garantidas pelo deputado Troca, que relatou o Orçamento de 2009.
Conforme Adilson Troca, através de uma emenda, foram garantidos R$ 200mil para a Casa do Mel que atenderá beneficiará a produção de mais de 150 famílias espalhadas nos municípios do Sul. “Este projeto vai gerar um significativo implemento de renda para a população além de viabilizar a exportação do mel produzido na região”, explicou o parlamentar.
Para garantir recursos suficientes para a Casa do Mel foi feita uma complementação de mais R$ 100mil da Secretaria da Agricultura. O Secretário José Machado se comprometeu em agilizar os tramites internos para liberação e entregar a documentação na Secretaria da Fazenda nos próximos dias. Com isto a expectativa é de que os recursos estejam à disposição dos municípios já na próxima semana ou no início de outubro.
A unidade de processamento, chamada de Casa do Mel, será instalada na entrada do município de Pinheiro Machado. Um dos líderes da iniciativa, que representa a Associação Pinheirense de Apicultores, Vinícius Affonso Farias, explicou que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de mel do Brasil e que o prédio que será construído terá 272 m2.
Participaram da reunião representantes do consórcio de municípios com interesse no pleito, entre eles o prefeito de Piratini, Vilso Agnelo da Silva Gomes, de Pinheiro Machado, Luiz Fernando de Ávila Leivas, o vice-prefeito de Piratini, Paulo Renan Vaz Brum e de Pedras Altas, Manoel Antônio da Silveira, além de secretário municipais.

Comentários

Postagens mais visitadas