Adilson Troca quer estender programa Professor Digital para municípios e Uergs


O deputado Adilson Troca prestigiou cerimônia de entrega da Medalha de Educador Emérito a seis professores gaúchos onde a Governadora Yeda Crusius lançou o programa Professor Digital. A iniciativa consiste em um projeto de lei que regulamenta a compra de notebooks por professores da rede estadual via financiamento do Banrisul. Com a medida, eles poderão adquirir computadores portáteis com desconto estimado em 35% do valor de mercado, em até 36 vezes sem juros.

Durante o evento Adilson Troca conversou com a Governadora e o Secretário de Educação, Ervino Deon, e negociou a apresentação de duas emendas ao projeto. A primeira visa estender o benefício aos professores da Uergs e foi tratada em parceria com o reitor Carlos Callegaro. A outra partiu de uma sugestão do Secretario de Educação de Rio Grande, Claudio Omar Nunes, e objetiva permitir aos municípios interessados a possibilidade firmar convênios que garantam o acesso dos professores das redes municipais ao projeto.

Para o deputado Adilson Troca a iniciativa comprova o compromisso do Governo de Yeda Crusius com a educação. “O Estado está viabilizando a inserção digital e valorizando os professores ao criar condições de que eles adquiram computadores portáteis de última geração com acesso à internet”, destaca o líder da bancada do PSDB.
Adilson Troca espera apenas a publicação do projeto que cria o programa Professor Digital para protocolar suas emendas. A intenção é ampliar ainda mais o alcance da iniciativa do Governo. Pelo projeto do Estado, após ser aprovado e sancionado, os educadores poderão consultar as opções de equipamentos e aderir a iniciativa pelo site www.professor.rs.gov.br. Em seguida, devem se dirigir até uma agência do Banrisul. Os fabricantes dos equipamentos terão até 90 dias para entregar o notebook na casa do professor.. Eles também contarão com planos especiais de acesso à internet banda larga.
Medalha de Educador Emérito
A premiação entregue a seis professores premia os membros do magistério que tenham mais de 20 anos de serviço e tenham prestado relevantes serviços para a educação. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada por representantes da Secretaria de Educação, pais de alunos, conselhos, federações e sindicatos. O deputado Adilson Troca se emocionou com a história de luta pela educação dos vencedores. “Estão todos de parabéns. Ser professor é uma profissão linda, que ganha ainda mais importância quando é realizada com carinho e dedicação”.

Entre os homenageados está a riograndina Marilene Gonçalves Bilifel, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação. Os demais agraciados foram Wainer Rololff, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação; Maria Assumpção Guimarães Giannoulakis, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação; Cenita Muller Feliceto, da 20ª Coordenadoria Regional de Educação; Marlene Maria de Souza, da 27ª Coordenadoria Regional de Educação e Albino Trevisan, da 28ª Coordenadoria Regional de Educação.


Comentários

Postagens mais visitadas