Para Adilson Troca cabos subaquáticos mudarão a história de Rio Grande e São José do Norte


O deputado Adilson Troca acredita que a assinatura da ordem de serviço para a instalação de cabos subaquáticos para levar energia elétrica de Rio Grande a São José do Norte marca um momento histórico para ambas as cidades. O sistema de transmissão atual, através de cabos aéreos, dificulta o trabalho portuário com grandes embarcações e gera prejuízo ao abastecimento energético nortense pela necessidade de interrupção dos serviços. Foi o que aconteceu na chegada da P-53, quando foi preciso realizar uma operação especial para que a plataforma ingressasse no canal. O investimento na substituição será de R$ 20 milhões.
A instalação dos cabos subaquáticos é um anseio antigo da região. O deputado estadual Adilson Troca vem trabalhando pela obra em parceria com lideranças de São José do Norte, como a prefeitura, a Câmara de Vereadores e empresários. “Quem ganha com isso é a comunidade. Com os cabos aéreos, quando havia muito vento, algumas vezes acabava faltando luz, prejudicando a todos. Agora esta questão estará resolvida, o que facilitará a atração de investimentos e empreendimentos para o Norte. Além disso o desenvolvimento do Pólo Naval em Rio Grande será favorecido. Agradecemos a Governadora Yeda Crusius pela sua sensibilidade em atender este nosso pleito”, relata Adilson Troca.

Para a obra serão utilizados 10 mil metros de cabo - terrestre e por água - em um vão de 1,5 metros de água. É a primeira instalação subaquática do Rio Grande do Sul e a terceira maior do Brasil com essas características. A linha de transmissão subaquática cruzará o canal de acesso ao porto e, depois, os atuais cabos aéreos serão retirados e as estruturas metálicas, desmontadas. Os recursos são do Governo do Estado e a CEEE é responsável pelo projeto, fiscalização, comissionamento da obra e licenças ambientais Os novos cabos terão capacidade de 69KV, com a vantagem da maior estabilidade na transmissão.


Comentários

Postagens mais visitadas