Yeda sanciona Lei do Professor Digital contemplando todas as emendas


Em uma concorrida cerimônia realizada no Palácio Piratini na tarde desta segunda-feira (14), a Governadora Yeda Crusius sancionou na íntegra o PL 273/2009, aprovado na Assembléia Legislativa, que cria o Programa Professor Digital. As duas emendas do deputado Adilson Troca, uma que estende o benefício aos professores da UERGS e outra que permite convênios com municípios, foram contempladas. Com a medida, os professores poderão adquirir computadores portáteis com desconto estimado em 35% do valor de mercado, em até 36 vezes sem juros. A Lei 13.310 beneficia também a docentes inativos e servidores de escolas.

Professores e servidores estaduais interessados devem se inscrever no programa entre os dias 14 e 31 de dezembro, pelo site http://www.professor.rs.gov.br/. A partir de 11 de janeiro, os inscritos poderão comparecer em qualquer agência do Banrisul para assinar o financiamento. Para fazer o cadastro, é preciso informar o número da identificação funcional, CPF, selecionar o equipamento desejado e a opção de financiamento. O notebook será entregue em até 45 dias úteis após a assinatura do financiamento e terá a primeira parcela debitada em folha de pagamento no mínimo 60 dias depois.

A emenda de número 1, proposta pelo deputado estadual Adilson Troca, permite que qualquer município interessado possa firmar convênio o Banrisul, estendendo as vantagens do Programa Professor Digital às redes municipais. “O Estado está viabilizando a inserção digital e valorizando os professores ao criar condições de que eles adquiram computadores portáteis de última geração com acesso à internet. Esta emenda partiu de uma sugestão do Secretario de Educação de Rio Grande, Cláudio Omar Nunes e beneficiará a todas as prefeituras que tiverem interesse”, afirma Troca. A segunda emenda do parlamentar incluiu os professores da UERGS no programa.

A Governadora Yeda Crusius destacou que o Governo está inserindo na era digital a educação do Rio Grande. “Queremos que os educadores entrem neste mundo novo por escolha e oferecemos, com a promulgação desta lei, o acesso ao computador portátil subsidiado pelo Tesouro do Estado. Quem quiser compra, a rede Banrisul mostra como é e o governo estadual banca. Isso é governança social. Isso é governo eletrônico, aquele impresso lá atrás, no nosso programa de governo. Só o tempo mostrará, através dos indicadores, o valor dessa pequena revolução", afirmou a governadora.

Comentários

Postagens mais visitadas