Adilson Troca busca soluções para escolas de Rio Grande
O deputado Adilson Troca (PSDB) aproveita o período de recesso para agilizar soluções para problemas enfrentados por escolas de Rio Grande. Esta semana ele esteve reunido com o Secretário Estadual de Educação, Ervino Deon, tratando do ginásio do Lemos Jr. e seu chefe de Gabinete, Flávio Santos, foi ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para discutir a situação das Escolas que terão áreas desapropriadas para duplicação da BR-392.
Para garantir a obra de conclusão do Ginásio do Colégio Lemos Jr, Adilson Troca procurou o Secretário Ervino Deon municiado de farta documentação e matérias de jornal sobre o assunto. O Ginásio foi entregue pelo Governo a escola em 2005 sem que os banheiros, vestiários, muro e arquibancadas estivessem concluídos. O parlamentar explicou que a coordenadora da 18ª CRE, Faraildes Ávila, e o vereador Renatinho manifestaram a ele sua preocupação sobre o assunto. “Não podemos deixar que uma estrutura tão importante continue parada. A conclusão trará benefícios a toda comunidade”, destacou Troca.
Com o material trazido por Adilson Troca em mãos, O secretário Ervino Deon comprometeu-se em encaminhar o início de um novo processo licitatório que contemple tudo que é necessário para o perfeito funcionamento do Ginásio. O valor total da obra de conclusão deve chegar a R$ 338 mil. A parte que já foi construída do ginásio teve um custo de R$ 400.
A duplicação da RS-392 entre os municípios de Rio Grande e Pelotas irá atingir diretamente a Escola Estadual Alfredo Ferreira Rodrigues e a Escola Municipal Olavo Bilac. Para garantir que não aconteçam prejuízos a comunidade escolar, o deputado Adilson Troca solicitou que o seu chefe de gabinete, Flávio Santos, encaminhasse a questão junto ao DNIT. Acompanhado da coordenadora da 18ª CRE, Faraildes Ávila, do diretor da Secretaria da Educação, Profesor Xavier e do Secretário Adjunto das Obras do Estado, Lori Giombelli, ele participou de reunião com o diretor do DNIT, Vladimir Casa.
Vladimir afirmou que os processos de desapropriação estão em andamento mas garantiu que os estudantes não perderão nem um dia sequer de aulas devido as obras. Ele relatou que o DNIT vai procurar juridicamente a melhor forma de solucionar a questão, seja construindo novos prédios proporcionais aos que serão destruídos ou firmando convênios com o estado e a prefeitura ressarcindo os valores necessários a construção dos mesmos. A intenção é que as salas de aula que devem ser construídas fiquem prontas antes da destruição das antigas.
Adilson Troca afirmou que vai acompanhar atentamente a situação destas escolas para garantir os interesses da comunidade. “Tenho um carinho muito especial por estas instituições de ensino, que são uma referencia de qualidade e de educação para Rio Grande. Vamos nos empenhar ao máximo para garantir que os alunos não sejam prejudicados de maneira nenhuma”, declarou.
Vladimir afirmou que os processos de desapropriação estão em andamento mas garantiu que os estudantes não perderão nem um dia sequer de aulas devido as obras. Ele relatou que o DNIT vai procurar juridicamente a melhor forma de solucionar a questão, seja construindo novos prédios proporcionais aos que serão destruídos ou firmando convênios com o estado e a prefeitura ressarcindo os valores necessários a construção dos mesmos. A intenção é que as salas de aula que devem ser construídas fiquem prontas antes da destruição das antigas.
Adilson Troca afirmou que vai acompanhar atentamente a situação destas escolas para garantir os interesses da comunidade. “Tenho um carinho muito especial por estas instituições de ensino, que são uma referencia de qualidade e de educação para Rio Grande. Vamos nos empenhar ao máximo para garantir que os alunos não sejam prejudicados de maneira nenhuma”, declarou.
Infelizmente minhas duas Escolas serão afetadas pela duplicação;trabalhamos tanto pela manutenção das mesmas: obras foram feitas em mutirão e agora, vemos nosso trabalho sendo demolido.Claro que a duplicação será necessária mas nos preocupa a localização das escolas...não temos muitas respostas para as possíveis mudanças e obras necessárias.
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