Projeto que valoriza portuários é aprovado por unanimidade

O Projeto de Lei 403/2009, do Governo do Estado, que valoriza a categoria dos portuários, foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (23). O líder do Governo, deputado Adilson Troca, e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Rio Grande (Sindiporg), encabeçaram as negociações que construíram junto, a todos os partidos, o acordo de líderes que permitiu a votação do texto.

O projeto altera o salário básico dos servidores da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e do quadro especial da antiga Secretaria dos Transportes, e incorporação de parcela autônoma relativa à Lei nº 11.754/2002. O tema vinha sendo debatido entre o Sindicato, a Superintendência do Porto e o Governo, através da Secretaria de Infra-Estrutura, desde 2008. Na fase final a Secretaria da Fazenda e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) também participaram.

Para Adilson Troca a aprovação faz justiça com a importância dos Portos e dos trabalhadores para o Estado. “Toda a construção do texto foi feita através do diálogo franco entre os portuários e o Governo. Parabenizo a Governadora Yeda Crusius e a todo o Sindiporg, atavés do presidente Rui Mendes, por este resultado”, afirma Troca que foi o responsável pela interlocução entre o executivo, o legislativo e a categoria.

O presidente do Sindiporg, Rui Mendes, agradeceu ao empenho de Adilson Troca na articulação e construção do projeto e ao apoio de todos os parlamentares que aprovaram o texto. “Realizamos atividades fundamentais para o funcionamento do Porto. Nosso trabalho repercute diretamente na qualidade dos serviços do Porto. Sem dúvidas este é um grande avanço para todos os portuários”, relata. A diretoria do sindicato passou os últimos três meses em Porto Alegre negociando os detalhes do PL.

A diretoria do Sindiporg acompanhou a votação no plenário juntamente com o Superintendente do Porto de Rio Grande, Jayme Ramis. Entre os portuários presentes estavam o Secretário Clênio Nunes (Galinho), Jorge Terra, José Leal e Antônio Cleber. Representantes do Sindihidrovias, Sinditec e da Associação dos Aposentados do Porto também prestigiaram a reunião.

Fotografo: Marcelo Bertaini

Comentários

Postagens mais visitadas