Adilson Troca homenageia 175 anos da AL

Confira a transcrição da fala do deputado estadual Adilson Troca na Sessão Solene de terça-feira, 20 de abril de 2010, em homenagem aos 175 anos da Assembléia Legislativa:

O SR. ADILSON TROCA (PSDB) – Saúdo o Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Giovani Cherini; o Exmo. Sr. Chefe da Casa Civil, Sr. Bercílio Osvaldo Luiz da Silva, neste ato representando a Exma. Sra. Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius; o Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, desembargador Leo Lima; a Exma. Sra. Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Sra. Simone Mariano da Rocha; a Exma. Sra. Defensora Pública-Geral do Estado, Sra. Jussara Maria Barbosa Acosta; o Exmo. Sr. Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, embaixador Cláudio Lyra; o Exmo. Sr. Presidente do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado estadual, conselheiro João Osório; as Exmas. Sras. e os Exmos. Srs. Deputados desta Casa; o Exmo. Sr. ex-Presidente desta Assembleia Legislativa, ex-deputado Alberto Hoffmann, e, na sua pessoa, os demais ex-deputados deste Parlamento, grandes líderes do Estado do Rio Grande do Sul; as senhoras e os senhores; e aqueles que acompanham os trabalhos pela TV Assembleia.
Em meu nome, em nome do meu partido e em nome da bancada do PSDB, associo-me às manifestações desta Casa para celebrar os 175 anos do Parlamento gaúcho.
Muito do que hoje é o Rio Grande do Sul na esfera cultural, social e política está intimamente ligado ao que ocorreu naquele 20 de abril de 1835, quando nasceu a Assembleia Legislativa. Não se pode esquecer de que naquele mesmo ano irrompeu a Revolução Farroupilha e de que seus maiores líderes estavam entre os deputados eleitos em 1835. Os acontecimentos que se seguiram marcaram profundamente a personalidade básica do nosso Estado.
Nestes 175 anos, tanto no império quanto na república, parlamentares que passaram por nossa Assembleia Legislativa estiveram presentes nos grandes momentos que marcaram a história do Brasil e tiveram influência positiva e decisiva nos destinos da nossa Pátria. Quando as fronteiras do País se fixaram ao sul graças ao valor dos gaúchos, irradiaram daqui para todo o território nacional os ideais de liberdade e de justiça que haveriam de um dia se consolidar nos princípios republicanos que hoje nos garantem uma democracia consistente e promissora.
Este momento de celebração nos permite lembrar que muito antes, já no início dos 175 anos que estamos a festejar e lembrar, o Rio Grande madrugava com as ideias republicanas, chegando até a se afirmar durante o decênio heroico de 1835 a 1845 como um Estado livre e independente com o nome de República Rio-Grandense.
Quando voltamos à comunhão nacional, em 1845, o fizemos com a convicção de que a opção pelo Brasil nos fazia mais conscientes de nossos direitos de cidadãos e deveres para com a Pátria.
Ao me congratular nesta sessão solene com as ilustradas manifestações dos oradores que me precederam, desejo lembrar a responsabilidade que temos em dar continuidade a essa tradição, traduzindo para os difíceis dias atuais os princípios de liberdade, igualdade e humanidade, inscritos na nossa bandeira, para os valores que hoje dão sentido e fundamento a nossa Carta Política: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político.
Ao completarmos 175 anos com os mesmos ideais com que um dia alargamos as fronteiras do Brasil e nos integramos à comunidade nacional, renovamos os nossos propósitos de construirmos uma sociedade livre, justa, solidária e desenvolvida, superando a pobreza e as desigualdades para o bem-estar de todos.
É providencial que este aniversário ocorra num ano em que a democracia se manifesta num de seus maiores momentos, que é o da livre escolha dos governantes.
Concluo com a certeza de que o Rio Grande não falhará e decidirá pelo melhor neste ano da graça de 2010. Muito obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas