Adilson Troca acompanha entrega de viaturas para Susepe



Após reunir a força-tarefa para criação, recuperação de vagas e qualificação do Sistema Prisional do Rio Grande do Sul, a governadora Yeda Crusius deu mais um passo para reforçar as ações do Governo à Segurança. Em frente ao Palácio Piratini, entregou 27 novas viaturas xadrez destinadas ao transporte de detentos. Os veículos tem capacidade para seis presos e mais sete agentes penitenciários, cada. O investimento do Governo foi de R$ 2,7 milhões. "Era a quantidade necessária para fazer, por parte do Executivo, e por parte da Susepe, a Justiça ter o ritmo que ela deve ter. Não será por falta de uma viatura para o transporte de apenados que se vai demorar o julgamento de um processo", afirmou Yeda.
Ao repassar simbolicamente chaves a agentes penitenciários, a governadora afirmou estar "feliz por finalmente entregar 27 viaturas para a Susepe cumprir a sua função". Conforme Yeda, havia um déficit não apenas de viaturas, mas também de vários tipos de equipamentos para "fazer a Justiça andar. Temos hoje 30% a mais de efetivos, melhoramos salários, a autoestima e pagamos promoções. Mas não adianta ter efetivo bem treinado, o melhor do Brasil, sem os equipamentos necessários para o cumprimento das funções". Em entrevista, Yeda lembrou que já foram realizados mais de 20 eventos para mostrar a aquisição de equipamentos para dar mais segurança e colaborar com o trabalho da Justiça.
No ato de entrega das viaturas, o Governo do Estado repassou oito rádios transmissores ao Presídio de Pelotas. Os aparelhos foram adquiridos por meio de solicitação votada na Consulta Popular de 2009. Os rádios tem alcance de dois quilômetros e servirão para a comunicação interna entre os agentes penitenciários daquela instituição prisional. Já as novas viaturas irão para presídios do Estado. Dos 27 veículos adquiridos, três foram para atender decisões da Consulta e beneficiarão os municípios de Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e região da 1ª Delegacia Penitenciária Regional.
As cidades que receberão novas viaturas são Passo Fundo (2), Santa Maria (2), Montenegro, Charqueadas e Canguçu. Outras 16 viaturas farão parte do Núcleo de Segurança da Susepe e uma irá para o Grupo de Ações Especiais (GAES). Com esse investimento será resolvido o problema da não apresentação de presos em audiências por falta de viaturas, assim como a garantia de segurança em transferências e escoltas de presos perigosos com risco de resgate.




Comentários

Postagens mais visitadas