Troca presta homenagem aos 95 anos do Porto de Rio Grande


Por: Vanessa Canciam - MTB 2060 / Agência de Notícias

No período do Grande Expediente desta terça-feira (16), o deputado Adilson Troca (PSDB) homenageou os 95 anos do Porto de Rio Grande. O parlamentar resgatou aspectos históricos do porto, deu destaque à qualidade das condições operacionais oferecidas aos transportadores e comemorou o incremento de investimentos públicos voltados a sua modernização. Segundo Troca, o Porto de Rio Grande se posiciona como uma referência no país: é o primeiro em movimentação de maquinário agrícola, o terceiro em transporte de contêineres e o quinto em movimentação geral.

História
Referindo-se a aspectos da história, Troca lembrou que o alto potencial para a navegação encontrado na embocadura da Lagoa dos Patos já era conhecido ainda no século 18. À época, surgiu no local um pequeno porto, no centro da cidade, frequentemente utilizado por embarcações a vela. Foi apenas nos primeiros anos do século XX que o governo brasileiro deu início a obras de melhorias, como a fixação da Barra de Rio Grande, a construção de dois molhes convergentes e de um novo porto. A construção foi entregue em 15 de novembro de 1915.

Modernização
Conforme o deputado, nos últimos anos, o Porto de Rio Grande recebe investimentos públicos e privados que o qualificam para assumir a vocação de grande centro concentrador de cargas do Mercosul. Em 2009, por exemplo, teve início a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do porto, que contou com R$ 147,5 milhões por parte do governo federal e com R$ 48,5 milhões do Estado do Rio Grande do Sul. Soma-se a essa melhoria o prolongamento dos Molhes da Barra executado em São José do Norte e em Rio Grande, a previsão de ampliação dos terminais privados e o serviço de dragagem de manutenção continuada a ser realizado pelo governo do Estado nos próximos cinco anos.

Empregos
Troca destacou a importância do Porto de Rio Grande como um dos principais geradores de empregos para o município e para a região Sul. Segundo o parlamentar, a estrutura portuária conta com 7,6 mil trabalhadores. “A previsão é que em pouco tempo esse número tenha um crescimento expressivo. Somente o Dique Seco deverá gerar, quando estiver em operação, cerca de 10 mil. Já o estaleiro da Wilson Sons deverá gerar mais 1,2 mil empregos. Prevê-se, ainda, a adição de 2,3 mil empregos que surgirão com implantações de novas fábricas na retroárea do porto e na ampliação de terminais portuários. Ao todo, a estrutura portuária de Rio Grande, dentro de quatro anos, deverá empregar 22,2 mil trabalhadores”, projetou.

Participações
Associaram-se à homenagem os deputados Frederico Antunes (PP), Raul Carrion (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Cassiá Carpes (PTB), Elvino Bohn Gass (PT), Alexandre Postal (PMDB) e Marquinho Lang (DEM).

Acompanharam o período do Grande Expediente autoridades como o secretário extraordinário da Transparência e da Probidade Administrativa, Francisco Luçardo; o superintende do Porto de Rio Grande, Jayme Ramis; o chefe da Casa Civil, Bercílio Silva; o conselho de Autoridade Portuária, Ayres Apolinário; o secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística, Adalberto Silveira Neto; o presidente do Sindicato dos Portuários, Rui Eduardo Mendes; o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários, Mário Lopes, entre outros.

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