Piratini será sede permanente da Chama


Com a aprovação por unanimidade, nesta Terça-feira dia 21 de dezembro de 2010, o Projeto de Lei 406/2009, de autoria do deputado estadual Adilson Troca, a Chama Crioula não será mais extinta. No encerramento da Semana Farroupilha ela será levada até o Município de Piratini, onde permanecerá acesa o ano inteiro no Palácio da República Rio-Grandense. O PL foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (21).

O deputado Adilson Troca, que também é autor da Lei 12.919/2008 que tornou a Semana Farroupilha de Piratini em Patrimônio Histórico do Estado, explica que os valores da simbologia tradicionalista não devem limitar-se no tempo. “É um patrimônio cultural que se traduz em fatos, em normas de conduta ética que devem ser lembradas e praticadas quotidianamente. A chama crioula, retirada todos os anos da Pira da Pátria, tem um significado que não pode desaparecer no encerramento da Semana Farroupilha”.

Adilson Troca acrescenta que Chama Crioula “Deve continuar iluminando a trilha daqueles que adotam um ideário de liberdade, igualdade e humanidade, como consta do escudo e da bandeira do Rio Grande do Sul”.

Comentários

Postagens mais visitadas