Aberta exposição sobre imigração açoriana no Rio Grande do Sul


Até 29 de abril, a Galeria dos Municípios da Assembleia abriga uma exposição sobre a história da imigração açoriana no Rio Grande do Sul. Na abertura da mostra, nesta segunda-feira (18), o deputado Adilson Troca (PSDB) representou a presidência da Assembleia. O parlamentar, natural de Rio Grande, contou que seus avós vieram de Portugal ainda adolescentes para viver no município.

O conselheiro da Embaixada de Portugal no Brasil, Paulo Santos, destacou a visibilidade da presença lusitana nas terras brasileiras. O presidente da Casa de Portugal, Antônio da Graça, também destacou as semelhanças entre os dois países. Já o presidente do Instituto Cultural Português, António Soares, resgatou o sentimento dos primeiros portugueses que se fixaram no Brasil e agradeceu o deputado José Sperotto (PTB) pela iniciativa de criar a Semana da Comunidade Luso-Brasileira no Rio Grande do Sul.

A mostra inclui louças, painéis informativos, trajes típicos e até uma amostra de rocha de uma das ilhas dos Açores. Além disso, estão expostos estandartes e pinturas sobre o arquipélago dos Açores e a religiosidade da comunidade, todos feitos por Anna Morrison, que cantou três fados na cerimônia de abertura: “Maria Lisboa”, “Mapa de Coração” e “Os Búzios”. Também são parceiros na programação o Centro Português de Rio Grande e a Sala Açoriana da prefeitura de Taquari. As visitas são gratuitas e podem ser feitas nos dias úteis, das 8h30 às 18h30.

Imigração açoriana
O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas de formação vulcânica, povoadas principalmente por portugueses no século XV: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Corvo e Flores. A vinda de casais açorianos para o Brasil foi estimulada na metade do século XVIII. Os primeiros grupos de imigrantes beneficiados por contratos e cartas régias desembarcaram em Santa Catarina em 1747 e no Rio Grande do Sul em 1750.
Matéria de Lara Flores/Agencia AL


































Comentários

Postagens mais visitadas