Jornal Jornal Visão do Vale publica entrevista com Adilson Troca



Adilson Troca: o desafio é melhorar a vida dos gaúchos

Deputado é autor do projeto que trata do uso de uniforme em Escolas Estaduais

Deputado estadual em seu quarto mandato consecutivo, Adilson Troca até hoje reside na comunidade da Vila da Quinta, local onde nasceu, no interior de Rio Grande. Com origem na agricultura familiar e na pesca, aos 29 anos, se formou técnico contábil e em 1988 foi o primeiro vereador eleito pelo PSDB no Estado.
Troca é autor de importantes leis, como o Passe Livre Intermunicipal para Deficientes Carentes, teste do Pezinho Gratuito, redução de Danos para Drogados e Prevenção à AIDS.
Nesta entrevista exclusiva o deputado Adilson Troca fala sobre suas propostas e os desafios de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos gaúchos.

Qual é sua prioridade de trabalho?
O foco do trabalho está nas pessoas. Entendemos que a função de um político é auxiliar na construção de um Estado melhor com justiça social para todos. Este ano estamos nos dedicando a temas como Doação de Órgãos, Comissão de Economia, Pólo Naval e Educação entre outros.

Como funciona o projeto do Uniforme em Escolas Estaduais?
O objetivo é eliminar diferenças que inferiorizam e discriminam as crianças e jovens de famílias de menor capacidade econômica. Alunos do ensino regular da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas estaduais devem ter o direito a utilização de uniforme escolar custeado pelo Estado. Grande parte das famílias trabalhadoras tem dificuldade para suprir as necessidades de vestuário dos filhos em idade escolar. Fechar os olhos para discriminação existente no ambiente escolar é vergonhoso e indigno.

O que o levou a publicar as cartilhas do Transito e da Reforma ortográfica?
Entendemos que as cartilhas podem contribuir com a educação de crianças, jovens e adultos. A Reforma Ortográfica gerou muitas dúvidas e a cartilha foi uma forma de levar este conteúdo gratuitamente até as apessoas. Já a cartilha do Transito foi uma iniciativa do Pelotão Rodoviário da Brigada Militar. Nós entramos em parceria para auxiliar na educação para o trânsito de maneira leve e divertida. Ao invés de imprimir jornais do mandato, priorizamos as cartilhas por sua função social.

Como legislador, que Leis você já propôs?
Tivemos oportunidade de criar Leis interessantes, com vistas a justiça social. É de nossa autoria a Lei que garantiu a gratuidade no Teste do pezinho para recém-nascidos, que já beneficiou mais de 1 milhão de gaúchos, a Lei do Passe Livre Intermunicipal para portadores de deficiência. Me orgulho também de ser autor da Lei de Combate a Drogas em Escolas, no Trabalho e na Família e a que garantiu a possibilidade de parcelamento do IPVA em atraso. Além disso tenho vários outras Leis e projetos.

Como funciona a Doação de órgãos?
Este é um dos temas pelo qual tenho mais carinho. Doar órgãos é talvez o maior gesto de amor pelo próximo que alguém pode fazer. A doação de órgãos é um tema ainda cheio de dúvidas. Nosso trabalho é divulgar o assunto e levar informações até a população para acabar com preconceitos. A Doação depende da decisão da família e por isso é fundamental conversar em casa sobre sua intenção de ser doador.

Uma mensagem para nossos leitores:
Em primeiro lugar quero parabenizar o Jornal Visão do Vale por seu trabalho junto a comunidade. O Vale do Caí tem um imenso potencial econômico e é muito importante no contexto estadual. Quero colocar meu gabinete a disposição de todos para contribuir com o que for possível para o desenvolvimento a região.

Comentários

Postagens mais visitadas