Piratini terá Chama Crioula permanente




Clipping do Diario Popular:
A partir deste ano Piratini irá receber e manter sempre acesa no Palácio da República Rio-Grandense um dos símbolos máximos do tradicionalismo gaúcho, a Chama Crioula. A iniciativa surgiu em 2009, quando um grupo de amigos, liderados pelo secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Sérgio Castro, teve a ideia de tornar o símbolo do Estado em um atrativo cultural para Piratini, pela importância da antiga Capital Farroupilha no contexto histórico do Rio Grande do Sul.

O assunto foi levado ao deputado Adilson Troca (PSDB), que apresentou o Projeto de Lei 406/2009 à Assembleia Legislativa, tornando Piratini o berço da Chama Crioula. O documento foi aprovado por unanimidade em dezembro de 2010. Durante a interiorização do governo na cidade, em janeiro deste ano, o governador Tarso Genro (PT) demonstrou interesse no assunto e imediatamente sancionou a lei.

Para o secretário de Cultura, o projeto deve ajudar a incrementar o turismo no município, já que o lançamento oficial para todo o Estado será na cidade, provavelmente dia 11 de setembro, data para receber a centelha e abertura da Semana Farroupilha.

Castro ressalta que o município não quer ser dono da Chama Crioula. A diferença é que ela não será mais extinta, permanecerá acesa o ano inteiro, mas a centelha continuará em rodízio pelos outros municípios.

A construção de um monumento ao tradicionalismo gaúcho também está prevista. De acordo com o deputado Adilson Troca, também autor da Lei 12.919/2008, que tornou a Semana Farroupilha de Piratini em Patrimônio Histórico do Estado, os valores da simbologia tradicionalista não devem limitar-se no tempo e desaparecer no encerramento da Semana Farroupilha.

Comentários

Postagens mais visitadas