Suinocultores integrados defendem regulamentação do setor



Em audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador, relatou as dificuldades enfrentadas pelos produtores integrados e defendeu a regulamentação do setor. “O produtor vem ficando cada vez mais pobre”, disse Folador.

A audiência foi proposta pelo deputado Luis Fernando Schmidt (PT) e conduzida pelo presidente da comissão, deputado Adilson Troca (PSDB). Também contou com as presenças dos deputados Lucas Redecker (PSDB), Zilá Breitenbach (PSDB) e Aloísio Classmann (PTB). Schmidt explicou que sua intenção inicial era discutir os atrasos nos pagamentos da empresa Doux-Frangosul aos produtores integrados. Com o pagamento de uma parcela nos dias 17, 18 e 19 de maio, o problema foi atenuado, no entanto uma série de outras questões ainda justificavam o debate.

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos descreveu a situação do setor hoje e as transformações pelas quais tem passado. Explicou que, no sistema de integração, a produção é feita por etapas: há produtores que são donos dos seus plantéis, outros que são apenas prestadores de serviços. Quase a totalidade da produção se dá em pequenas e médias propriedades, cada uma delas com no máximo 400 ou 500 animais. A remuneração, segundo ele, se dá por índice de eficiência, levando-se em consideração uma série de fatores, como conversão alimentar, ganho de peso e mortalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas