Comissão de Economia debate o carvão mineral como alternativa energética


O plenarinho da Assembleia legislativa recebeu, na manha de quarta-feira, 15, audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável (CEDS), presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), sobre exploração e consumo do carvão mineral no estado. O tema foi proposto pelo deputado Valdeci Oliveira (PT). Estiveram presentes representantes de entidades envolvidas na atividade mineradora, ativistas do meio ambiente, além do deputado Valmir Comim (PP) de Santa Catarina, e outros representantes do Governo.

O debate trouxe à tona a necessidade de se produzir alternativas à malha energética do país, que hoje, depende basicamente da energia hidrelétrica e ampliar a produção de carvão mineral na região sul, que possui as maiores jazidas do minério no país. Segundo o deputado catarinense Valmir Comim (PP), é possível levar a produção brasileira a um patamar muito maior do que o atual, gerando recursos, emprego e desenvolvimento, para tanto, são necessárias vontade política e segurança jurídica.

Outra vantagem que o consumo do carvão mineral pode trazer ao estado, segundo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, é a auto suficiencia em energia elétrica. Para o prefeito e também para o diretor-presidente da CRM, Elifas Simas, o Rio Grande do Sul importa grande parte da energia que consome, sendo que se o uso do mineral fosse mais amplo, seria possível, além de produzir toda a energia necessária, exportar energia para outros estados ou países.

A preocupação com o meio ambiente foi amplamente discutida durante a audiência. Segundo os participantes, houve um processo de “demonização” da exploração do carvão, isso se deve às formas como eram feitas as escavações no passado, quando havia pouca preocupação com as emissões de poluentes e praticamente nenhuma legislação relativa ao fato. Hoje, segundo Luiz Antônio Antoniazzi, presidente da Cientec, há meios tecnológicos de se reduzir o impacto ecológico a níveis mínimos, próximos aos de outras formas de obtenção de energia, e ainda, com o processo de contenção dos poluentes, obter-se produtos secundários, que podem ser usados em outras atividades economicas. Entre outros derivados, destacam-se o uso das cinzas na construção civil e do CO2 na indústria.

A audiência caracterizou-se por fazer um debate amplo, discutindo pontos positivos da atividade e debatendo formas de minimizar impactos negativos. Estiveram presentes os deputados Luis Fernando Schmidt (PT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Adilson Troca (PSDB), Valdeci Oliveira (PT), Valdir Comim (PP-SC), alem de Ricardo Sarres Pessoa, representando a Fepam, Claudemir Bragagnolo, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Paulo Schmidt, Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Elifas Simas, da CRM, Luiz Antonio Antoniazzi, da Cientec, Sereno Chaise, da CGTEE, Luiz Carlos Folador, prefeito de Candiota e Oniro Camilo, Sindicato dos Mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas