Comissão de Economia discute Inspeção Veicular Ambiental

O Plenarinho da Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira (31), audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável para tratar da Inspeção Veicular Ambiental, proposta pelo Governo do Estado através do PL 194/2011. O presidente, deputado estadual Adilson Troca, entende que a reunião foi positiva, pois permitiu o aprofundamento no assunto, com a identificação de falhas no projeto e possíveis soluções.


Adilson Troca lembrou que após as reformas feitas durante o Governo anterior ,o Detran se tornou superavitário, e que poderia encontrar alternativas internas para a cobrança da taxa de inspeção. “Todos concordam com a importância ambiental do projeto, mas temos certeza de que podem ser encontradas maneiras de evitar a cobrança da taxa em seu valor integral”, destacou. O deputado Frederico Antunes propôs a criação de uma subcomissão para tratar do tema.

A técnica da Fepam, Sabrina Feltes de Moura, explicou que o projeto foi elaborado por um grupo técnico do Consema. Em complemento, Túlio Felipe Filho, do Detran, explicou que a proposta contempla a inspeção anual dos veículos.

O Presidente do Sincopeças, Gernos Nunes Lopes, disse que a forma que o Governo propôs o projeto, para ajuste financeiro, não foi a melhor, mas que o controle ambiental é um benefício para a sociedade. Já o presidente da Sindirepa, Enio Guido Raupp, que representa as oficinas, advertiu que muitos carros com mais de três anos deverão ser concertados, e que para isso é necessário preparação.

Lourenço Dupont Neto, presidente do HOTROD Amigos dos Antigos, alertou para o fato de que, nos moldes atuais, a inspeção proposta extermina com os veículos antigos. O deputado Adilson Troca inclusive já protocolou emendas em atenção aos veículos que tem caráter cultural.

Estiveram presentes representantes do Instituto Veicular de São Paulo, OAB, Setcergs, Sincopeças,Sindirepa, Sindierg, Agenda 2020 e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas