Comissão discute o uso do uniforme em escolas públicas do RS


A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, realizou audiência pública nesta terça-feira (16) para discutir o uso de uniformes nas escolas públicas do Rio Grande do Sul. O encontro foi coordenado pelo proponente da audiência, deputado Adilson Troca (PSDB).

“Sou a favor do uso de uniformes, cria uma unidade, uma sensação de pertencimento aos estudantes. Sei que é um assunto polêmico, mas vejo que a maioria dos pais concorda com o uso, e conversando com agentes da Brigada Militar, eles ressaltam o quanto isto facilita a segurança dos alunos”, manifestou o parlamentar.

Entre as vantagens apontadas pelos participantes da audiência para o uso do uniforme estão a segurança, o sentimento de pertencimento ao grupo (o que diminui a prática do bullying), o aumento da autoestima dos estudantes e a economia para os pais, entre outros. Representando o Conselho Estadual de Educação, Raul Gomes de Oliveira Filho resumiu o sentimento dos presentes: “É um instrumento importante por todos os motivos já apontados, e o Conselho Estadual de Educação aprova a recomendação do uso dos uniformes. Não é um fator definitivo para o desenvolvimento pedagógico, mas é uma ferramenta importante”, afirmou.

Experiência exitosa

O secretário de educação de Rio Grande, Claudio Omar Iahnke Nunes, foi convidado para apresentar a experiência exitosa de implantação dos uniformes em seu município. Atualmente o município distribui cerca de 81 mil kits escolares, incluindo calças, camisetas e casacos, para estudantes dos município, ao custo de R$ 13 cada. “Nos deparamos com esse pedido por parte de algumas escolas e de pais de alunos. Implantamos nessas escolas, e a partir da experiência bem sucedida estendemos para o resto do sistema educacional do município”, explicou Nunes.

Também participaram da reunião o vereador Eduardo Leite, de Pelotas; Edson Luiz Lindmer, diretor da Escola de Aplicação da Ufrgs; Ester Soares, coordenadora pedagógica da Secretaroa Estadual de Educação; Robson Lobision Minuzzi, presidente da ACPM; e Paulo Rezende, do Conselho Estadual de Educação.

Presenças

Participaram da reunião do órgão técnico os deputados Alceu Barbosa (PDT); Alexandre Lindenmeyer (PT); Marisa Formolo (PT); Ana Affonso (PT); Adilson Troca (PSDB); e Catarina Paladini (PSB).








Comentários

Postagens mais visitadas