Frente de Estímulo à Doação de Órgãos realiza primeira reunião

Divulgar massivamente a importância da Doação de Órgãos, ampliar a rede de parceiros e avançar no aspecto organizacional dos transplantes. Estas foram as principais deliberações da primeira reunião entre a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos e representantes de entidades apoiadoras. O encontro, coordenado pelo deputado estadual Adilson Troca, foi realizado na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (29). Foram discutidos os entraves do processo de doação de órgãos, como a desinformação, e algumas falhas estruturais, e possíveis soluções.


O deputado Adilson Troca afirmou que entende como fundamental realizar uma divulgação massiva da Doação de Órgãos para ampliar o número de doadores. Ele apresentou o PL25/2011, que cria um cadastro estadual de doadores, que servirá para embasar a família no momento de decidir. Vamos agir em dois níveis, conciliando a divulgação com medidas técnicas estruturais”, explica.

Representante da ONG Via Vida, Lucia Elbern, destacou que o número de famílias que negam a doação cresceram. Ela acredita que a infraestrutura é deficitária. Lucia lembrou que a Lei de 1997, que previa que todos eram doadores de órgãos a menos que manifestassem o vontade contrária, diminuiu o número de doadores. “É preciso educar as pessoas”.

Francisco Neto Assis, da ADOTE, defende ação efetiva no sentido de melhorar o aspecto organizacional da Doação de Órgãos. Para ele são necessárias ações de conscientização e também políticas efetivas para atender a demanda de potenciais doadores.

Representante do IML, Marcos Rovinski, relatou que para auxiliar nas doações, o legista realiza a necropcia no o próprio hospital quando a vitima é doadora. Do Hospital de Clínicas de Porto, Dr. Cristiano Franke, falou sobre a valorização do profissional que trabalha a doação dentro do hospital. representante do Rotary Porto Alegre, Claudio Carvalho, informou que o clube trabalha pela causa desde 2002.

Pela OAB-RS, Ronaldo Farina, relatou que o Estado de Santa Catarina investiu pesado na capacitação de profissionais e colhe os frutos, liderando o ranking nacional de doações. O transplantado Daltro Schettert sugeriu que na nova Carteira de Identidade, que contará com chip de informações, possa constar a opção da pessoa de ser doadora de órgãos.

Participaram da reunião as representantes do TCE, Roselda e Mariane Abreu, da Astraf, Alexandre Korol, José Eurides Machado e Tarcísio Deretti do Rotary Club.



Comentários

Postagens mais visitadas