Instalada Frente de Estímulo à Doação de Órgãos na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Adilson Troca (PSDB) ocupou o Grande Expediente, na tarde desta terça-feira (23), para tratar da Doação de Órgãos. Após o discurso, foi instalada oficialmente a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, que atuará em parceria com entidades em uma Campanha Permanente em favor do aumento no número de transplantes.

A soma de forças entre o parlamento, conselhos profissionais, poderes e outras entidades deverá potencializar resultados, acredita Adilson Troca. “Queremos discutir e implementar ações em favor da Doação de Órgãos. O objetivo é formarmos uma rede de solidariedade, aumentando o número de doadores e, consequentemente, diminuindo o sofrimento de quem espera por um transplante”.
Proponente e coordenador da Frente, Adilson Troca explicou que a doação de órgãos está estruturada nos pilares do Financiamento, Legislação, Organização e Educação da Sociedade, onde a campanha deverá focar esforços. “Sabemos que nenhuma Lei tem mais força do que o diálogo com a família em casa, por isso apostamos na conscientização e é por ela que iremos trabalhar. Quem espera em uma longa fila por transplante tem que ter direito a vida, por isso precisa poder receber um órgão”.

Ranking de doações
Em 2006, o RS era líder nacional em doações com média de 13,6 doadores por milhão de habitantes, enquanto a média nacional era de apenas 6 doadores por milhão de habitantes. Em 2010 o RS estado caiu para sexta colocação nas doações efetivamente realizadas, com 12,2 doadores por milhão de habitantes.
No primeiro semestre de 2011 a média nacional chegou a 10,3 por milhão de habitantes. No Ranking dos Estados do 1° semestre de 2011, divulgado pela da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, em primeiro lugar está Santa Catarina com 25,3 doadores por milhão de pessoas. Em segundo está São Paulo com 20,3. O Rio Grande do Norte situa-se em terceiro, como 15,9 doadores por milhão de habitantes enquanto o Ceará, em quarto, tem 15,4 por milhão de habitantes.
O Rio Grande do Sul ocupa a quinta colocação, com 13,9 doadores para cada milhão de habitantes. “É para melhorarmos este quadro e ampliarmos o número de doações em nosso Estado que pedimos o apoio da população. Vamos ajudar a conscientizar a todos de que doar órgãos é doar vida”, ressaltou Adilson Troca.

Grupo de Trabalho
O deputado Adilson Troca convidou a todos a participarem do Grupo de Trabalho em prol da doação de órgãos, formado pela Frente Parlamentar e entidades parceiras. A primeira reunião acontecerá na próxima segunda-feira (29) a partir das 14h, no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa.
Já manifestaram apoio a iniciativa o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, CREMERS, OAB-RS, Associação Brasileira de Transplantes, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Conselho de Contabilidade, Instituto Geral de Perícias, ACRIGS, Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM), Associação de Servidores de Nível Médio da Brigada Militar (ABAMF), Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), Santa Casa do município do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Serviço Social, Camara de Vereadores de Pelotas, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Odontologia, Astraf, ADOTE e ONG ViaVida. Clubes de serviço, como Rotary e Lions também serão parceiros da iniciativa.

(Fotógrafo: Marcos Eifler / Ag. ALRS)

Comentários

Postagens mais visitadas