Troca e Lindenmeyer somam esforços em favor das pescadoras


Os deputados estaduais rio-grandinos Adilson Troca (PSDB) e Alexandre Lindenmeyer (PT) encaminharam um documento conjunto ao Ministério do Trabalho pedindo que as mulheres que trabalham com a atividade da pesca tenham garantia do Seguro Defeso. Os parlamentares esperam que o pagamento se concretize e que sejam tomadas medidas que resultem em uma solução permanente para a questão.

Como o número de Licenças Ambientais de Pesca é limitado no estuário, muitas mulheres não as possuem. Ciente desta realidade em que as mulheres trabalham nos afazeres domésticos, reparo de redes, limpeza e beneficiamento do pescado, o MPF recomendava que o Ministério do Trabalho e Emprego pagasse o seguro mesmo sem as licenças ambientais. Era exigida apenas a licença de pesca do cônjuge. O problema surgiu quando em 2010 o MTE reverteu o entendimento, concedendo o seguro apenas ao pescador licenciado.

Oriundo da pesca, Adilson Troca já obteve vários avanços para a categoria. Em seu primeiro mandato ele coordenou a Subcomissão da Pesca, Durante três anos de trabalho foram conquistados o Pronaf, o seguro desemprego e o RS Pesca.

Comentários

Postagens mais visitadas