Chama Crioula já está a caminho de Piratini


Pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, neste 20 de setembro de 2011, antes da Chama Crioula ser extinta no Palácio Piratini em Porto Alegre, foi retirada dela uma centelha. Ela será conduzida por cavalarianos até a primeira capital Farroupilha, a cidade de Piratini, onde arderá permanentemente em homenagem a história gaúcha. O ato foi instituído através da Lei 13.600, de autoria do deputado estadual Adilson Troca.


Acompanhado do Secretário de Cultura de Piratini, Sérgio Moacir Rodrigues de Castro, o parlamentar prestigiou a cerimônia e posteriormente visitou o piquete da Ordem dos Cavalarianos no Acampamento Farroupilha. Adilson Troca entende que os valores da simbologia tradicionalista não devem limitar-se no tempo. “A Chama Crioula deve continuar iluminando a trilha daqueles que valorizam nossas tradições. Ela simboliza nossa história viva”.

A centelha foi retirada pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Edvaldo Bertolini, e entregue ao presidente da Ordem dos Cavalarianos do Rio Grande, Gustavo Bierhals. Ela será conduzida até Piratini, onde deverá chegar no dia 01 de outubro.

Estiveram presentes o Secretario Estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, o presidente da Fundação Instituto de Tradição e Folclore (IGTF), Rodi Borghetti, o comandante geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, Brasiliano Teles de Moura e o ator Sirmar Antunes.

Comentários

Postagens mais visitadas