Adilson Troca recebe SOERGS sobre caso da Rede Unna

O SOERGS (Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul) esteve hoje na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para levar um documento que busca esclarecer aos parlamentares e à população a respeito da suspensão dos atendimentos dos cirurgiões dentistas aos beneficiários da Rede Unna (que inclui os planos odontológicos OdontoPrev, Bradesco Dental, Rede Dental, Privian Odonto, Odonto Serv, Sepao Assist, Prontodente, Dental Corp e Biodent). Na oportunidade, o vereador Mario Manfro levou a comissão formada pelo presidente do Sindicato, Dr. Andrew Lemos Pacheco, Dr. Bernardo Froes Godolphim e Dr. Paulo Ricardo Franco, ao gabinete do deputado estadual Adilson Troca, que recebeu o documento e encaminhou a Comissão ao Plenário para apresentar o pedido aos demais parlamentares.

A ação faz parte da luta na busca de melhores condições de trabalho e valorização nos procedimentos pagos aos cirurgiões dentistas apresentando propostas e reivindicações aos planos de saúde odontológicos, e registrando a luta nacional em favor da valorização dos profissionais dentistas. “O estopim de nossa luta foi justamente a desvalorização de tabelas dos planos da Rede Unna, entretando a negociação por melhores condições de trabalho e a consequente necessidade de melhorar o atendimento final à população é geral e deve atingir todos os planos que repassam valores que estão abaixo do necessário. Quem sofre no final das contas com esta desvalorização são os próprios pacientes. Não podemos permitir tal discrepância, precisamos alertar a população através de seus representantes”, explica Andrew.

Mobilização é Nacional

Em recente reunião em Brasília, em assembléia conjunta com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e demais Conselhos Regionais, o grupo elaborou uma carta aberta à população e um documento para adotar providências referentes aos planos de saúde com foco na melhor condição de trabalho, remuneração melhor, não apenas para o cirurgião dentista, mas principalmente visando trazer benefícios para a saúde da população. Foram definidas na ocasião, deliberações nacionais para que sejam adotadas providências a serem cumpridas por todas as operadoras de planos de saúde. Entre elas, foi acordado que todas as operadoras de planos de saúde devem possuir inscrição junto ao CRO da jurisdição, bem como nomear um responsável técnico e um auditor junto ao CRO em que estiver inscrita. Além disso, elas devem cumprir com rigor o estabelecido pela Resolução CFO-19/2001 – que veda o desligamento do cirurgião-dentista vinculado por referenciamento, credenciamento ou associação à operadora de plano de saúde – e pela Resolução CFO-102/2010, que proíbe o uso indiscriminado de Raio-X com finalidade exclusivamente administrativa em substituição à perícia e aos serviços odontológicos. Por fim, foi decidido que as operadoras de planos de saúde obedeçam à normatização sobre perícias e auditorias odontológicas em sede administrativa, conforme estabelecido pela Resolução CFO-20/2001.

Rio Grande do Sul permanece com atendimento suspenso
Na última Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo SOERGS aqui no Rio Grande do Sul, com apoio do CRO-RS, em 25 de abril, ficou decidido, por unanimidade dos participantes, MANTER A SUSPENSÃO POR TEMPO INDETERMINADO aos atendimentos de usuários dos referidos planos, a fim de não prejudicar a qualidade do trabalho oferecido à população.

Mais informações em http://www.soergs.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas