Audiência pública debate o Polo Naval de Rio Grande




Na manhã desta quarta-feira (6), a Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou audiência pública para debater o tema “Mar de Dentro e o Polo Naval de Rio Grande”. A atividade integra a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente. Com o renascimento da indústria naval no Brasil, o Polo de Rio Grande tem aquecido a economia local e trazido benefícios para a infraestrutura da região, mas a falta de qualificação profissional da população é uma barreira ao pleno desenvolvimento. “E ainda temos a questão ambiental que impõe limites, como no caso da implantação da Hidrovia do Mercosul, que ligaria o principal porto gaúcho ao Uruguai”, destaca o presidente da Força Verde, Lélio Falcão.

O Polo Naval de Rio Grande vai gerar, em 2014, 15 mil empregos diretos e, segundo estimativas, 45 mil indiretos. O impacto ambiental do grande número de pessoas que serão atraídas para a cidade em busca de emprego é uma das preocupações do gerente de administração do Polo, Josenildo Bezerra Alves. “Estudos apontam que em dez anos a população irá duplicar.” Para ele, o papel da Petrobras é fomentar o desenvolvimento, mas tendo sempre no horizonte a perenidade do investimento. Ele acrescenta ainda que o poder público precisa investir mais em segurança pública e mobilidade urbana.

O representante da Marinha, capitão dos Portos do RS, Nilson Seixas dos Santos, acredita que a exploração hidroviária da Lagoa Mirim será muito benéfica ao País. O projeto de sinalização já está concluído e em fase de análise. Haverá uma preparação para receber navios de grande porte e o monitoramento do assoreamento da Lagoa.

A falta de qualificação profissional é a principal preocupação do presidente em exercício da Força Sindical, Walter Fabro. “Precisamos absorver a mão-de-obra local no setor, pois é nele que estão os melhores salários.”

Lei matéria completa da jornalista Cristiane Vianna Amaral/Agência de Notícias da Assembleia Legislativa  em http://www.al.rs.gov.br/
Foto: Marcos Eifler





Comentários

Postagens mais visitadas