Conselho de Enfermagem é homenageado pelo deputado Adilson Troca





Homenagear quem cuida da vida. Esse foi o motivo pelo qual o deputado estadual Adilson Troca (PSDB) escolheu levar seu reconhecimento ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS) à tribuna da Assembleia, durante o Grande Expediente desta terça-feira (4). "Movido por motivos não só de âmbito racional, mas até mesmo pelo sentimento de gratidão", disse o parlamentar.

O deputado saudou a todos os profissionais da enfermagem, reconhecendo a luta do Coren para qualificar seus inscritos e reivindicar condições dignas de trabalho. Hoje, os profissionais da enfermagem abrangem 45% da mão-de-obra dos hospitais, onde atendem diretamente os pacientes ou atuam nos órgãos de controle do funcionamento hospitalar, seja nas estruturas administrativa ou assistencial. Eles estão no controle até mesmo dos serviços de higiene e limpeza dos hospitais, onde há modernas exigências de tecnologia.

Os enfermeiros têm o maior contato com os pacientes, segundo Troca. "Os médicos atendem os doentes e seguem adiante, enquanto eles ficam sob os cuidados do grupo de enfermagem, ao qual é facultado maior conhecimento de suas individualidades e de seus familiares." Dadas as circunstâncias da profissão, ninguém conhece melhor o paciente do que o profissional da enfermagem, capaz de avaliar seus desejos, suas necessidades, a dor que ele sente, seu estado mental.

Bandeiras históricas
O Coren está atuando fortemente em suas bandeiras históricas, como a questão da carga de trabalho de 30 horas e do Piso Salarial, que tramitam no Congresso Nacional. Merece destaque a luta de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pela resolução que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva. Um dos pontos mais polêmicos nas negociações foi a razão enfermeiro/paciente, de 1 enfermeiro para 5 pacientes, defendida pelos profissionais da saúde. Entretanto, hoje a relação é de um enfermeiro para dez pacientes em cada turno. "Trata-se de uma luta do Coren pela qualidade da saúde", definiu o parlamentar.

Projetos na área da saúde
"Senti a necessidade de pautar minhas funções legislativas valorizando, acima de tudo, a vida e, consequentemente, a área da saúde", afirmou Troca. Ele é autor da Lei 11.450/2000, que garante a gratuidade e obrigatoriedade do Teste do Pezinho nos hospitais da rede pública e conveniados, hoje adotada pelo Sistema Único de Saúde – SUS no Estado. Desde 2005, coordena a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, responsável por campanhas estaduais que mobilizaram entidades, clubes de serviço, profissionais, empresas, órgãos públicos e privados. É também proponente da Lei 13.822/2011, que determina a disponibilização, nos locais de atendimento ao público, de formulários de doação órgãos.

"Dentre os principais aliados desta causa está o Conselho", disse Troca. "Tão imprescindível quanto valiosa é a colaboração dos profissionais da enfermagem, dada a sua presença nos ambientes onde é grande a demanda de órgãos para transplante, na esfera hospitalar, nas tarefas de prevenção e promoção da saúde no âmbito familiar e social", acrescentou.

Medalha da 53ª Legislatura
Após o grande expediente, o parlamento concedeu a Medalha da 53ª Legislatura ao presidente do Coren/RS, Ricardo Rivero. A Medalha da 53ª Legislatura foi criada para homenagear e prestar reconhecimento a personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado com destaque em suas áreas de atuação por seus relevantes serviços prestados à comunidade gaúcha.

Apartes
Manifestaram-se nos apartes os deputados Edson Brum (PMDB), Miki Breier (PSB), Silvana Covatti (PP), Dr. Basegio (PDT), Valdeci Oliveira (PT) e Pedro Pereira (PSDB).

Presenças
Prestigiaram o Grande Expediente o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, enfermeiro Ricardo Rivero, o secretário de Estado adjunto da Saúde, Elemar Sandi (representando o governador Tarso Genro), o vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio Grande do Sul, enfermeira Teresinha Valduga Cardoso.

Jornalista Cristiane Vianna Amaral - MTB 8685 Agência de Notícias - 15:41-04/09/2012 - Edição: Marinella Peruzzo Foto: Marcos Eifler Agência ALRS




Comentários

Postagens mais visitadas