Veículos elétricos: Um novo paradigma para o Rio Grande


Foto: Divulgação Renault


O Governo do Estado anunciou que uma comitiva da Renault virá ao Estado para verificar a possibilidade de instalar uma montadora de veículos elétricos em solo gaúcho. O deputado estadual Adilson Troca, presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, destaca que este pode ser o início de um novo ciclo econômico de desenvolvimento sustentável.
Adilson Troca é autor do Projeto de Lei 339/2011, que trata da popularização de veículos elétricos de pequeno porte. “Nossa intenção sempre foi de fomentar o necessário debate sobre este assunto. O projeto não é algo fechado, ele pode ser alterado e aprimorado. É um primeiro passo para auxiliar no processo de conscientizar as pessoas e atrair investimentos. Ficamos felizes com a notícia do Governo e temos certeza de que é possível realizar grandes avanços na questão dos veículos elétricos em uma parceria entre o Rio Grande do Sul e uma montadora”, afirma.

Projeto de incentivo
O texto dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais e creditícios aos proprietários de carros de até 2,8 metros de comprimento, movidos por tração elétrica e com capacidade para até duas pessoas. A proposição de Adilson Troca leva em consideração três pontos fundamentais: sustentabilidade, segurança e mobilidade urbana. Ele sugere a isenção de IPVA nos primeiros 12 meses para veículos enquadrados nos padrões estabelecidos e alíquota de 0,5% após este período. Para incentivar a produção dos carros em solo gaúcho, o projeto fixa o índice de ICMS em 6%.
Adilson Troca explica que os veículos pequenos com tração elétrica irão reduzir o volume de gases emitidos, melhorando a qualidade do ar nos grandes centros urbanos. Outro ponto destacado é a melhoria na mobilidade urbana, pois estes carros ocupam pouco espaço em estacionamentos e no trânsito. “Entendemos que este é um assunto que diz respeito ao futuro do nosso país. Na Europa os carros elétricos ganham cada vez mais espaço e queremos que o Rio Grande do Sul esteja preparado para liderar este movimento no Brasil e quaisquer alterações necessárias podem ser discutidas”, conclui o deputado Troca.

Texto do PL 339/2011




Comentários

Postagens mais visitadas