Situação da unidade da Seara em Roca Sales continua indefinida



Cristiane Vianna Amaral - MTB 8685
Agência de Notícias - 12:39-12/12/2012 - Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373 - Foto: Marcos Eifler

A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou audiência pública para discutir a situação da unidade de Roca Sales da empresa Seara Alimentos do Grupo Marfrig na manhã desta quarta-feira (12). A possibilidade de redução do quadro de funcionários (muitos já foram demitidos) e o possível fechamento ou venda da unidade tem deixado os trabalhadores e a gestão municipal apreensivos.

O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, lembra que o Município deu todo o apoio, inclusive financeiro e incidindo junto ao governo federal, para a empresa permanecer. “Precisamos desse emprego e renda.”

As demissões impactam o município de apenas 10,3 mil habitantes. O futuro prefeito, Nélio José Vuaden, também está preocupado com o futuro dos cofres públicos, já que a Seara representa mais de 10% da arrecadação. “Queremos uma comunicação constante entre a prefeitura e a empresa, para buscarmos alternativas em conjunto.”

O deputado Luis Fernando Schmidt (PT) manifestou sua indignação com o fato da empresa ter recebido financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e não dar garantias que permanecerá no município. “Assim, o BNDES está financiando o desemprego”, lamentou.

O deputado Aloísio Classmann (PTB) também está preocupado com o desemprego. “Para onde vão os que ficam pelo caminho?”, questionou. O parlamentar também prevê a queda de arrecadação do município.

Diretor cobra uma estratégia dos estados do RS e SC
O diretor do Grupo Marfrig, Clever Pirola Ávila, reclamou que o custo de produção no Rio Grande do Sul é 25% maior que o do Mato Grosso do Sul. “Estamos conseguindo sobreviver com a introdução de tecnologia e graças ao aumento do consumo de produtos mais elaborados.” Ele declarou ainda que a logística é o que mais impacta na produção agroindustrial e que o custo dos grãos está muito alto. “É preciso uma estratégia para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ou a agroindústria vai desaparecer nesses dois estados.”

Quanto aos funcionários de Roca Sales que estavam parados e voltaram a trabalhar, Ávila explica que a produção é sazonal. “O consumo aumenta com as festas de fim de ano." Ávila disse ainda, que a meta da empresa é cada vez mais atingir o varejo e diminuir a produção para indústrias.

“Temos o direito de usar o recurso público. É um contrato de longo prazo, e a empresa tem que honrar seus compromissos. Cerca de 40 empresas poderiam fechar as portas se não tivessem sido compradas com o recurso do BNDES”, afirmou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do RS, Cairo Fernando Reinhardt, contestou essa afirmação. “A compra foi feita para acabar com a concorrência; contabilizamos duas mil demissões no Estado. É um custo muito alto para a sociedade.” Ele enfatizou ainda que os trabalhadores de Roca Sales precisam de uma resposta mais definitiva sobre os rumos da unidade.

“Estamos trabalhando a criação de uma ferrovia para baixar os custos, mas isso é a longo prazo. Gostaria que a empresa desse um retorno sobre Roca Sales agora. Nós não podemos ter essa insegurança, porque os municípios quebram” ponderou a deputada Zilá Breitembach (PSDB). Ela conhece o setor desde 1997, quando era prefeita de Três Passos e enfrentou o mesmo problema.

O presidente da Comissão acredita que é necessário uma estratégia conjunta, de longo prazo, envolvendo empresários, governos e entidades, para enfrentar o problema. Nesse sentido, a Comissão vai estar atenta aos movimentos que também estão sendo realizados junto à Câmara Federal, em realção ao setor agroindustrial.

Também participaram da audiência, o vice-prefeito eleito de Roca Sales, Eloí dos Santos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Alimentação de Roca Sales, André Dorst; e o secretário regional da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Agricultura e Hotéis, Gerardo Iglesias.

Presenças
Compareceram à reunião ordinária da Comissão os deputados Adilson Troca (PSDB), Luis Fernando Schmidt e Luis Lauermann (PT), Gerson Burmann (PDT), Aloísio Classmann e José Sperotto (PTB). A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) também acompanhou a audiência pública.

Comentários

Postagens mais visitadas