Comissão de Saúde e Meio Ambiente debate nova área da Estação Ecológica do Taim


A zona de amortecimento e o plano de manejo da nova área da Estação Ecológica do Taim (ESEC) foram tema de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (10), no município do Rio Grande. O presidente da Comissão, deputado Adilson Troca (PSDB), avalia a reunião como positiva, pois permitiu avanços nas proposições. “O Taim é um patrimônio importantíssimo para todo o Estado. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente cumpre com seu papel, fomentando um debate qualificado onde todos podem expor suas opiniões. Vamos continuar acompanhando este tema que é fundamental”.
Em 1978 foi expedido o Decreto 81.603/1978, que declarou de utilidade pública para fins de desapropriação uma área de aproximadamente 33.000 hectares. Porém, na criação da Estação Ecológica do Taim, em 1986, foi definida uma área menor, de 11.000 hectares. O objetivo agora é de restabelecer a área total prevista em 1978. O representante do Conselho Consultivo da Estação Ecológica do Taim, Caio Cavalcante Eichemberb, apresentou os estudos realizados pelo Grupo de Trabalho que elabora a proposta de ampliação da Unidade de Conservação e discute acerca da definição de proposta de uma Zona de Amortecimento e plano de manejo.
O produtor rural Iorque Dias afirmou que o trabalho realizado até agora não levou em consideração alguns pontos importantes, como a possibilidade de exploração de energia eólica. “É preciso conciliar produção rural e preservação”, frisou. A questão da pesca também foi apontada como um aspecto que precisa receber mais atenção nas análises que estão sendo realizadas.
O representante do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Hamilton Fernandes de Souza, afirmou que todas as sugestões recebidas serão levadas ao Conselho Consultivo, para que sejam analisadas e tomadas providências.
Um dos proponentes da audiência, vereador Flávio Santos, ressaltou a importância da Câmara de Vereadores de Rio Grande fazer parte da discussão sobre o Taim. O deputado Adilson Troca pediu que as sugestões acerca de aspectos a serem levados em consideração na proposta final do plano de manejo e zona de amortecimento sejam encaminhados também a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, para que ela repasse oficialmente os pleitos ao Conselho Consultivo da Estação Ecológica do Taim.
Participaram o vice-prefeito de Rio Grande, Eduardo Lawson, o representante da SEMA, Luciano Soares, da EMBRAPA, Lilian Sosinski e Clênio Pilon, o representante do Pelotão Ambiental da Brigada Militar, Sargento José Dutra Bitencourt, o presidente do Sindicato Rural de Rio Grande, Frederico Costa, o presidente do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, Fabio Rodrigues, o representante da Polícia Federal, Luis Roberto Nascimento, o representante do Comandante do GAC de Rio Grande, Capitão Tiago Moreira da Silva e a representante do Ministério Público Federal, Cibele Maciel Martins, além do Vereador Charles Saraiva, comunidade e estudantes.
O Grupo de Trabalho da ESEC do Taim, é composto pelo ICMBio, Embrapa, Fundação Universidade do Rio Grande-FURG, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental-NEMA, Sindicato Rural de Rio Grande, Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, Sindicato de Trabalhadores do Comércio de Rio Grande, Fepam e Trevo Florestal.

Comentários

Postagens mais visitadas