Areieiras: A Comissão está fazendo sua parte, afirma Adilson Troca


Foto: Marcos Eifler | Agência ALRS
A situação dos empresários e trabalhadores ligados a extração de areia no Rio Grande do Sul tornou-se o centro das discussões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (05). O presidente, deputado estadual Adilson Troca, transferiu a reunião para o Teatro Dante Barone afim de acomodar os mais de 400 manifestantes presentes que querem poder voltar a trabalhar normalmente. Na sequência, a Comissão de Saúde e representantes do setor foram à Casa Civil apresentar os pleitos ao Governo.
As areieiras estão paralisadas por uma liminar da justiça desde a descoberta da existência de extração ilegal do minério no Rio Jacuí.O problema é que a decisão atingiu também a empresas que estão em situação legal, inviabilizando seu funcionamento, colocando empregos em risco e gerando grande aumento no valor da areia no mercado, o que atinge também a construção civil. O deputado Adilson Troca afirmou que a Comissão está fazendo sua parte apar contribuir na busca de soluções. “Temos responsabilidade e defendemos o meio ambiente e os empregos. Os culpados precisam ser punidos de maneira exemplar, mas quem cumpre a Lei deve poder continuar trabalhando de maneira correta”.
Troca lembrou ainda quena última semana conversou com representantes do Ministério Público Federal sobre o assunto. "Em sintonia com o MPF estamos instituíndo um grupo de trabalho, que será coordenado pela deputada Maria Helena Sartori, para elaborar um projeto de lei com o objetivo de adequar a legislação ambiental do Rio Grande do Sul à legislação federal, como forma de resolver definitivamente a questão que envolve a extração da areia nos nossos rios", esclareceu.
Durante a reunião na Assembleia Legislativa, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Adilson Troca, garantiu que representantes dos manifestantes fossem recebidos pelo Governo do Estado. No Palácio Piratini, a subchefe da Casa Civil, Mari Perusso, ouviu as queixas do setor e explanou sobre as ações que estão endo tomadas.
Participaram das reuniões o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais do Rio Grande do Sul (Sinflumar), Valdez Francisco de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e do Comércio de Areia do Rio Grande do Sul (Sindiareia-RS), Laércio Thadeu da Silva, representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), secretaria de Trabalho e Emprego de Porto Alegre, Movimento de Justiça e Direitos Humanos e Força Sindical, entre outros.


Comentários

Postagens mais visitadas