Comissão Saúde e Meio Ambiente avança em busca de solução para mineração de areia


Pela terceira semana consecutiva a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adilson Troca, tratou da questão da mineração de areia no Rio Jacuí. Na manhã desta quarta-feira (12), o debate reuniu parlamentares, Casa Civil, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ministério Público, empresários e trabalhadores.
Conforme Adilson Troca, a reunião foi importante pois contou com a participação de  órgãos com poder de decisão que podem contribuir para que o judiciário reveja a liminar que determinou a paralisação de atividade das mineradoras. “O que todos querem é que quem está dentro da Lei, que respeita a legislação ambiental, possa trabalhar. Nossas reuniões e audiências contribuíram por aproximar o tema da sociedade, por dar voz a todas as partes e apontar caminhos”, afirma Troca
A secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, ressaltou que o Governo, junto com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), estabeleceram novos critérios de licenciamento e o maior rigor na fiscalização. Na sexta-feira o Governo deve apresentar ao judiciário as  medidas para tentar que a decisão da paralisação seja revista.
O secretário do Meio Ambiente no RS, Néio Lúcio Pereira e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilvo Alves Silva, reforçaram as ações que estão sendo tomadas pelo Estado.
Participaram da Audiência o presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário, Ricardo Ponzi, o presidente do Sindiareia, Laércio Thadeu da Silva, o presidente do Sinflumar, Valdez Francisco de Oliveira, o procurador de Justiça Alexandre Saltz e a procuradora do Estado Marcia Gomes, o Secretário do Trabalho de Porto Alegre, Pompeu de Matos e outras entidades representativas do setor da areia.

Comentários

Postagens mais visitadas