O Dia do Meio Ambiente e o Rio Grande do Sul



* Adilson Troca
Criado pela ONU em 1972, em encontro destinado a tratar de assuntos ambientais em Estocolmo, o dia 05 de junho passou a ser lembrado anualmente como Dia Mundial do Meio Ambiente. De lá para cá nosso planeta perdeu 400 milhões de hectares de florestas tropicais para o desmatamento, área equivalente a metade do tamanho do Brasil, conforme aponta a Doutora em Educação Ambiental, Suzana Pádua.
Neste 2013, precisamos nos perguntar qual o papel do Rio Grande do Sul neste cenário cada vez menos verde.
Nosso Estado enfrenta um momento em que toda sua estrutura publica de regulação e fiscalização ambiental estão sendo questionadas e postas em xeque. Escândalos como o da extração clandestina de areia no Rio Jacuí somam-se as suspeitas de concessão de licenças ambientais mediante pagamento de propina. Estas situações precisam ser investigadas a fundo e, se confirmadas, punidas de forma exemplar.
O já desgastado “desenvolvimento sustentável”, termo que trouxe consigo para esfera ambiental a questão econômica, acabou por muitas vezes servindo de muleta para justificar agressões a natureza. É sim preciso encarar o meio ambiente como fornecedor maior da vida, não como uma mera fonte de recursos ou como um entrave ao futuro e o desenvolvimento.
Neste 05 de junho o mundo pensa o meio ambiente com foco no tema proposto pela ONU: desperdício e a perda de comida - Pensar. Comer. Conservar. No Rio Grande do Sul, além disso, precisamos rever nossas práticas ambientais como um todo. Não existe caminho fácil ou reposta pronta.
O único meio possível neste ambiente é a dedicação. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa quer contribuir neste processo. Estamos permanentemente atentos e abertos para ouvir e construir em conjunto um Estado que nos orgulhe hoje e garanta qualidade de vida às gerações de gaúchos que estão por vir.
*Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas