Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou 20 reuniões ordinárias e 12 audiências públicas

Foto: Marina Lovato  

No primeiro semestre de 2013, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou 20 reuniões ordinárias e 12 audiências públicas, sendo sete na Assembleia Legislativa e cinco no interior, nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Horizontina, Tupanciretã e Canoas. “A comissão tratou de vários assuntos da maior importância, dividindo as audiências entre a área da saúde e a área de meio ambiente. São dois temas que hoje estão muito fortes na pauta de reivindicações”, avaliou Troca. O órgão técnico reúne-se às quartas-feiras, na sala Sarmento Leite, no 4º andar da Assembleia Legislativa. 
Segundo Troca, a comissão obteve êxito em diversas discussões promovidas em audiências públicas. “Na área ambiental, tratamos do caso da extração de areia que está, até agora, sendo muito debatida, e do novo plano de manejo da área ecológica do Taim, que é muito importante, pelo que significa aquela reserva. Na área da saúde, tratamos de vários assuntos em audiências públicas, destacando a gestão do IPE, que é um problema grave, e a administração do Hospital Conceição”, disse. 
Além dos temas citados pelo parlamentar, também foram debatidos em audiências públicas a gestão pública no gerenciamento de informações e controle dos criadores de passeriformes, a tributação, a distribuição e a judicialização quanto a medicamentos, a saúde do trabalhador, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a aplicabilidade e os efeitos da MP dos Portos e as implicações na saúde dos consumidores diante das adulterações no leite ocorridas no estado. 
 Segundo Troca, para o 2º semestre, a realização de oito audiências públicas já está aprovada. Duas delas estão previstas para ocorrer em agosto, após o reinício dos trabalhos. Em 8 de agosto, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Itaqui, deverão ser debatidas as necessidades da área de saúde nos municípios de Itaqui e Maçambará, por proposição do deputado Frederico Antunes (PP). Em 9 de agosto, às 14 horas, a Câmara de Vereadores de Quaraí também irá receber a comissão para debater o tema da saúde, com ênfase nas dificuldades de acesso a medicamentos prescritos por médicos estrangeiros, por proposição de Troca. 
 Membros 
 São membros titulares da Comissão de Saúde e Meio Ambiente o vice-presidente, deputado Pedro Pereira (PSDB) e os deputados Marcos Daneluz (PT), Marisa Formolo (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Dr Basegio (PDT), Silvana Covatti (PP), Jurandir Maciel (PTB), Catarina Paladini (PSB) e Carlos Gomes (PRB). São membros suplentes do órgão técnico os deputados: Altemir Tortelli (PT), Valdeci Oliveira (PT), Giovani Feltes (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Juliana Brizola (PDT), Marlon Santos (PDT), Frederico Antunes (PP), Jorge Pozzobom (PSDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Cassiá Carpes (PTB) e Heitor Schuch (PSB).

Comentários

Postagens mais visitadas