Passe Livre: lideranças buscam garantir benefício para estudantes de Rio Grande e Pelotas


Os deputados estaduais Adilson Troca e Raul Carrion somaram-se aos vereadores Peter Botelho, Rovam de Castro, Flávio Santos e Paulo Roldão em audiências junto ao Governo do Estado para discutir a questão do passe livre. O texto do projeto de lei apresentado pelo Executivo deixou dúvidas sobre se o transporte coletivo que liga as cidades de Rio Grande e Pelotas estariam ou não contempladas. A comitiva esteve na Casa Civil e na Metroplan para tratar do tema. 
As cidades de Rio Grande, Pelotas, São José do Norte, Capão do Leão e Arroio do Padre compõe o conglomerado urbano Sul, que está incluído no PL 152/2013 do poder executivo. Conforme os vereadores o problema é que no mesmo projeto é disposto que os recursos para cobrir os custos da gratuidade serão oriundos da Metroplan. Como Rio Grande e Pelotas não estão na alçada administrativa da fundação, surgiu a dúvida. O deputado estadual Adilson Troca acredita que a fonte de recursos não seja problema para garantir o benefício aos estudantes de Rio Grande e Pelotas. “Entendemos que ambas as cidades estejam contempladas, mas estamos atentos para que não surjam surpresas negativas”, relata. 
A secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, atendeu a comitiva e ouviu os pleitos. Ela afirmou que a equipe do Governo vai estudar oc aso com celeridade e pediu que os vereadores façam um levantamento do número de alunos que fazem uso do transporte no referido trecho. Uma nova conversa sobre o tema deverá acontecer em breve sobre os resultados destes estudos.
 Em audiência posterior, na Metroplan, a comitiva deu sequência as discussões sobre o assunto. A travessia Rio Grande/São José do Norte está sob administração da fundação, porém o transporte hidroviário é considerado seletivo. Em função disso, o direito a gratuidade no trecho é considerado dúbio. A situação depende de decisão política para que fique claro como vai funcionar o benefício. Na manhã desta sexta acontece nova audiência, desta vez junto ao DAER. 
 Crimes no ônibus 
 Aproveitando a reunião na Casa Civil, os vereadores entregaram um documento da Comissão de Segurança da Câmara com dados referentes ao crescente número de crimes praticados dentro dos ônibus na cidade de Rio Grande. Os vereadores reforçaram a importância do tema e pediram apoio para resolver a questão.

Comentários

Postagens mais visitadas