Doação de Órgãos: Canela mobilizada


Enquanto 28.147 brasileiros amargam a espera nas filas por um transplante, iniciativas surgem para ajudar a diminuir este sofrimento. A Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Adilson Troca (PSDB), busca fomentar ações pela conscientização da população e aumentar o número de doadores de órgãos. Nesta segunda-feira (19), a convite do vereador Gilberto Cezar, Troca participou do ato de instalação de uma frente municipal de incentivo a doação de órgãos, em Canela.
Conforme dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ( ABTO), no primeiro semestre de 2013 o Brasil alcançou 13,3 doadores efetivos por milhão de habitantes, o maior índice já registrado. O Rio Grande do Sul contabiliza 18,5 doadores por milhão, mas o número ainda é insuficiente para atender a demanda por transplantes. Atualmente 1.334 gaúchos esperam por transplantes de rim, fígado coração, pulmão ou córneas.
Para o deputado Adilson Troca, que trabalha pela causa desde 2005, a questão é a conscimentização. “Reunimos poderes, entidades, sindicatos e organizações para levar o tema da doação ao máximo de pessoas possível. Doar órgãos é um gesto de amor ao próximo que salva vidas. É preciso conversar em casa com a família sobre este tema. Aqui em Canela temos a alegria de contar com a parceria do Gilberto Cezar, que certamente vai mobilizar a comunidade em favor desta causa tão nobre”, ressaltou.
O Vereador Gilberto Cezar é autor do Projeto de Lei nº 21/2013 que dispõe sobre o incentivo e publicação de informações relativas à doação de órgãos no município de Canela. Fica assegurado as pessoas que doarem, em vida, órgãos à serem transplantados, quando de sua morte, o direito de manter a sociedade e os familiares informados sobre sua disposição de vontade formalizada em termo de doação por elas subscrito e confiado ao Poder Público Municipal. Adilson Troca é autor da Lei 13.822, que trata do assunto em nível estadual.
O Secretário Muncipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Jonas Ludwig acompanhou a reunião.
Saúde e Meio Ambiente
Após a instalação da Frente Municipal de Estímulo à Doação de Órgãos, o deputado Adilson Troca apresentou aos vereadores e a comunidade seu trabalho como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Ele sem comprometeu em auxiliar nos pleitos da comunidade da Serra, seja através de emendas orçamentárias ou da realização de audiências públicas. “Queremos contribuir de maneira construtiva com o necessário aprimoramento da saúde do Estado e com as questões ambientais”, relatou.
O deputado Adilson Troca é autor de numerosos projetos de lei na área da saúde e já foi Secretário Estadual do Meio Ambiente. As reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente ocorrem às quartas-feiras, a partir das 9h. “Queremos valorizar e incentivar a participação da sociedade nas discussões. Canela e Gramado são cidades de referência para o Estado e por isso precisamos estruturá-las também nas questões de saúde. Estamos de portas abertas para ajudar no que for possível”, concluiu o deputado.






Comentários

Postagens mais visitadas