Invernada Juvenil do Piquete Alma Campeira classificada a final do JuvENART

Nossos cumprimentos aos coordenadores Antonio Branco e Zelionara Branco, e a todos integrantes da Invernada Juvenil do Piquete Alma Campeira, filiado ao CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, por sua classificação a finalíssima do do JuvENART. 
Parabéns pelo seu trabalho e sucesso nos desafios futuros! 

No fim de semana, 02, 03 e 04 de agosto, aconteceu no Centro de Eventos – Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Camobi, em Santa Maria, o maior  Concurso Estadual de Danças Tradicionais Categoria Juvenil, do Estado do Rio Grande Do Sul, o JuvENART.
O JuvENART, teve sua primeira edição realizada em 2002, sendo o evento do último final de semana a 11ª edição do JuvENART, concurso este realizado com a participação de 82 grupos de danças da categoria Juvenil de diversas Cidades e Regiões Tradicionalistas do Estado.
Rio Grande esteve muito bem representada pela Invernada Juvenil do Piquete Alma Campeira, filiado ao CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, sendo o primeiro grupo de danças Juvenil de Rio Grande a conseguir classificação para a Finalíssima do evento, etapa na qual somente as 26 melhores invernadas artísticas juvenis do Estado no ano de 2013 participaram. A classificação final do grupo foi 25ª colocação entre os 82 grupos participantes, tendo a Coreografia de Entrada a 21ª colocação e a Coreografia de Saída a 13ª colocação.
Tal façanha, inédita para Rio Grande e para a 6ª Região Tradicionalista ( Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí ) é fruto do trabalho, da dedicação, do comprometimento e do sacrifício de 27 adolescentes entre 13 e 17 anos, que ensaiaram intensamente desde março deste ano, com três ensaios semanais de em média 2 horas, e que culminaram com um intensivo no último mês com ensaios diários de em média 4 horas. Tal sacrifício deu o resultado esperado e planejado, pois na quarta participação do grupo de danças ( 1º e único grupo de Rio Grande a participar em 2010, 2011 e 2012 ), finalmente o sonho de dançar uma etapa final se concretizou.
O grupo é Coordenado pelo Antonio Branco e pela Zelionara Branco, tendo como ensaiadores e instrutores Diogo Moreira, Andreia Tonin, Vinicius Pereira e o próprio Antonio Branco. Há ainda uma equipe de trabalho e apoio com diversos pais, amigos e componentes da Invernada Adulta, como: Robinson Barcelos, Juliana Lopes, Denise Reis, Cristina Carvalho, Andreia Goulart, Mylena Cupertino, Gabriela Reis, Rosiane Pureza, Luana Marchetotti, Ivam Lopes, Nicolas Machado e Graciano do Prado, que foram de extrema importância logística e emocional. Todo o trabalho é permitido e apoiado pelo Patrão do CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira, Marcolino Brancão e por sua patronagem, que apoiam e incentivam as atividades artísticas e culturais do Piquete Alma Campeira.

O tema apresentado pelo grupo de danças juvenil do Piquete Alma Campeira foi O Pescador, sua vida, suas crenças, seus costumes e seus sonhos”, retratando o retorno dos pescadores à aldeia após bem sucedida jornada de pesca, com muita festa e comemoração, mantendo aceso o sonho de uma vida melhor, de um mundo melhor, fruto do seu trabalho e sua dedicação.

A Coreografia de Entrada teve como música ´” O meu destino é pescar” com letra de Antonio Branco e música de Leonardo Ximendez e a Coreografia de Saída teve como música “ Sonho Pescador “ com letra de Samuel Maciel e música de Alexandre Souza. Ambas tiveram desenvolvimento coreográfico por Diogo Moreira e Andréia Tonin.



Comentários

Postagens mais visitadas