Mobilização em favor dos pescadores artesanais


O cadastramento dos pescadores de Rio Grande junto ao IBAMA uniu ações da Câmara de Vereadores, presidente da Colônia Z-1, Nilton Mendes Machado e o deputado Adilson Troca em busca de uma solução. Por solicitação do vereador Flávio Santos, o gabinete do deputado Adilson Troca está agendando uma audiência junto a representação instituto no Rio Grande do Sul para discutir o assunto.
Nesta terça-feira (20) o vereador Giovani Moralles esteve reunido com Troca, em Porto Alegre, para reforçar a importância do tema. O problema surgiu com a necessidade de renovação da licença dos pescadores artesanais junto a capitânia dos portos. Um dos pré-requisitos é a liberação do IBAMA. O impasse está na exigência do órgão ambiental n de que os pescadores realizem uma prova com conhecimentos equivalentes à sexta série do ensino fundamental.
O fato é descabido, afirma Adilson Troca. “Os pescadores artesanais, em sua maioria, são pessoas simples que muitas vezes não tiveram oportunidade de estudar. Esta prova inviabiliza suas atividades e sustento de maneira injusta, uma vez que não condiz com a realidade de vida deles”, explica o deputado.
O IBAMA ainda não deu retorno do pedido de audiência mas a expectativa é de que a reunião aconteça até a próxima semana.



Comentários

Postagens mais visitadas