Audiência marca mobilização por Hospital Regional



Mais de 150 pessoas de nove municípios do Vale dos Sinos e do Vale do Paranhana acompanharam a audiência publica da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (09), em Araricá. A reunião foi solicitada pela Câmara de Vereadores e marcou o fortalecimento de uma mobilização em favor da implantação de um Hospital Regional. O presidente da Comissão, deputado Adilson Troca, ressaltou a importância da união de todos e afirmou que a comunidade merece que este hospital se torne realidade

Adilson Troca lembrou que este ano a Assembleia Legislativa ampliou o Orçamento Estadual destinado a saúde e hoje luta pela aplicação dos 12% constitucionais. “Vemos nesta audiência que estamos no caminho certo. Precisamos estar unidos nas reivindicações. Não é fácil mas é uma luta por algo que a comunidade merece. Vamos trabalhar juntos para buscar os recursos para este Hospital Regional”, afirmou Troca acrescentando que a Comissão de Saúde vai continuar acompanhando este tema.

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente referiu ainda que vai encaminhar os resultados da audiência para as autoridades competentes e que é fundamental ampliar e reforçar a comissão pró-hospital que já existe dando âmbito regional aos trabalhos.  

O prefeito de Ararica, Sérgio Delias Machado, afirmou que a comunidade regional precisa de uma saúde melhor. Em 30 de abril de 2010 a prefeitura já destinou uma área para o Hospital Regional. Ele ressaltou que o importante é garantir um hospital de referência. O prefeito agradeceu a o deputado Adilson Troca pela vinda da Comissão ao município e disse que se necessário abre mão de sediar o hospital em favor de algum município próximo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maximiliano Gomes da Silva, ressaltou que é possível conquistar um hospital para a região. Foram os vereadores de Araricá que solicitaram a audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Luiz Carlos Bolzan, presidente dos Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, falou sobre o Programa Mil Leitos e se colocou a disposição para contribuir. A prefeitura de Nova Hartz valorizou a importância da audiência para a comunidade. O prefeito de Lindolfo Collor, Alceu Heinle lembrou que esta é uma luta de anos e referiu a importância de uma grande mobilização para conseguir o hospital e também para mantê-lo, uma vez que as prefeituras tem recursos limitados.

Estiveram representados os municípios de Araricá, Sapiranga, Lindolfo Color, Estância Velha, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapucaia do Sul, Nova Hartz e Morro Reuter. Estiveram presentes presentes o vice- prefeito de Araricá, Edemar da Cunha, o ex-prefeito Flávio Foss, o deputado João Fischer, representantes dos gabinetes dos deputados Lucas Redecker e Renato Molling, vereadores de municípios da região, prefeitos, ex-prefeitos, secretários de saúde e a comunidade.


O pedido da audiência pública foi assinado pelos vereadores Gelson João da Silva, Ari Alberto Schrepp, Maximiliano Gomes da Silva, Clóvis Hilário da Silva, Paulo Renato Foss, Gilberto Elsenbach e Sérgio Moura de Arruda, que reforçaram a importância do hospital para a comunidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas