Comissão de Saúde realiza audiência pelo Hospital Regional em Gravataí



A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adilson Troca, realizou audiência pública na noite desta segunda-feira (02) em Gravataí sobre a implantação do Hospital Público Regional do Vale do Gravataí. A pauta foi sugerida pelo presidente da Câmara de Vereadores , Nadir Rocha (PMDB), com a aprovação dos demais vereadores. Com as dependências do Legislativo lotadas, deputados, prefeitos, líderes comunitários e representantes de entidades de classe deram uma demonstração de força ao pedir que o governo do Estado retire da Assembleia o Projeto de Lei 205/13, que retira Gravataí como sede do futuro Hospital Regional.

Na sessão presidida pelo deputado Adilson Troca, a manifestação dos presentes reforçou o que os prefeitos da gestão anterior (2009 a 2012) já haviam decidido, de que Gravataí é, tecnicamente, a melhor localização. “Foi uma grande audiência. Ouvimos as lideranças e a comunidade regional. O Hospital precisa ficar em Gravataí. Seria um retrocesso prejudicial a saúde mudar agora a localização. A Comissão de Saúde vai trabalhar para garantir quer a vontade da população e os aspectos técnicos que já foram cumpridos sejam respeitados”, afirmou o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.
O vereador Nadir Rocha salientou a presença de toda a sociedade organizada: “A realização desta audiência foi uma decisão de todos os vereadores desta Casa. Um dia histórico, nos 250 anos de Gravataí e nos 133 anos do Legislativo local, numa luta dos cidadãos, um movimento popular”.
O prefeito Marco Alba reforçou a importância de instalação do Regional em Gravataí, destacando o papel do vereador Carlito Nicolait (PT) na coordenação do comitê de instalação do hospital, reiterando a importância da sensibilização do governador Tarso para que mantenha a decisão dos prefeitos do mandato anterior, que se decidiram por Gravataí. “Esta retomada de mobilização vai ao encontro do governo da prefeita Rita Sanco, do ex-prefeito Alex Borba, de Viamão, do ex-prefeito Carlos Brum, de Alvorada. O prefeito Renato Raupp, de Glorinha, participou praticamente de todas as decisões. Portanto, é uma luta iniciada por outros gestores e queremos que seja mantido”, afirmou o prefeito. Sobre a alegação de que seria por problema de terreno, o prefeito disse que “a menos que não tenha sido devidamente informado ao governador, porque Gravataí ofereceu uma área a 300 metros da BR-290, além de outro espaço próximo da ERS-118. Logo, a área não pode ser o motivo para esta decisão”. 
O vereador Carlito Nicolait (PT), coordenador do Comitê de Trabalho do Hospital Regional, lembrou foram realizadas 54 reuniões: “Discutimos esse projeto com mais de quatro mil pessoas. Muitos atores participaram desse debate e todos apontavam a localização para Gravataí. Tudo o que foi construído até agora tem de ser respeitado. Que seja efetivado e posto em prática. Me dirijo ao plenário e que o eco das nossas manifestações cheguem ao governador”.
Para o secretário de Saúde de Gravataí, Jones Martins, foi um dia histórico. “A Portaria 1.101 do Ministério da Saúde estabelece parâmetros entre 2,7 a 3 leitos por mil habitantes. Gravataí tem 0,7. Precisamos de leito hospitalar. Hoje, aqui, é um grande momento para mudarmos essa situação. É a reunião mais representativa, a mais importante politicamente que fizemos nos últimos anos. Eu que trabalhei no Ministério da Saúde, sei que este nosso projeto é diferenciado, porque tem consistência”, disse Jones.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Francisco Pinho, secretários municipais, vereadores de municípios da região, o vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes, o vice-prefeito de Glorinha, Leopoldo Feio, e os deputados Jurandir Maciel (PTB) e Gilberto Capoani (PMDB) e Miki Breier (PSB),
presidentes de entidades empresariais e de clubes de serviços.  

Comentários

Postagens mais visitadas