Semana Farroupilha: Momento de comemorar nossas tradições


As tradições gaúchas estão presentes no dia-a-dia de cada morador do Rio Grande do Sul. Não é só a pilcha ou a vivência no campo, são os fundamentos comportamentais que, de uma forma ou outra, estão marcadas na alma do povo gaúcho. Consciente da importância desta bagagem cultural, o deputado Adilson Troca elaborou uma série de Projetos de Lei que valorizam e buscam preservar estas tradições. 

O deputado Adilson Troca afirma que “A história do Rio Grande do Sul se deu através da resistência e da força de um povo que nunca teve medo de lutar pelo que acredita. Isto formou a personalidade e o modo de ser e viver de um povo que preserva sua cultura com os olhos abertos para o futuro”.
Troca acompanha permanentemente o tradicionalismo, participando e apoiando rodeios, desfiles, piquetes e CTGs.
Confira as Leis de autoria do deputado Troca sobre as tradições gaúchas:

LEI 13.600/2010: Chama Crioula permanente em Piratini 
Os festejos Farroupilha do município de Piratini são uma grande atração. Com a aprovação em dezembro de 2010 da Lei 13.600, de autoria do deputado Adilson Troca, a cidade passou a ser sede permanente da Chama Crioula.

LEI 12.740/2007: Dia da Música Nativista 

É de autoria do deputado estadual Adilson Troca LEI 12.740/2007 que Institui o Dia da Música Nativista. A data é comemorada no dia 8 de dezembro, dia da primeira apresentação da Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, em 1971. O festival é um dos maiores e mais tradicionais do Estado. Conforme o parlamentar a música ultrapassa os limites dos centros de tradições, dos festivais e dos rodeios. “As canções nativistas tem uma grande força telúrica, que incentivou a expansão, a organização e a solidificação do movimento tradicionalista” ressaltou Troca. 

LEI 12.919/2008: Semana Farroupilha de Piratini é Patrimônio Cultural do Estado

O deputado estadual Adilson Troca, autor da Lei que transformou em Patrimônio Cultural do Estado a Semana Farroupilha de Piratini, considera as celebrações parte importante da história do Rio Grande do Sul. “A Semana Farroupilha em Piratini constitui uma verdadeira aula a céu aberto da história dos Gaúchos”, afirmou. “Estamos fazendo justiça aos acontecimentos que marcaram o Rio Grande do Sul e ao valor educacional e cultural de suas celebrações anuais naquela que foi a primeira capital farroupilha”, explica.

LEI 12.748/2007: MTG é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado 

Pela Lei criada por Adilson Troca, os CTGs, Grupos Nativistas, Grupos de Arte Nativa, Piquetes de Laçadores, Grupos de Pesquisa Folclórica e demais organizações legalmente constituídas e filiadas ao MTG passam a integrar o Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. “O MTG está espalhado pelo Brasil e pelo mundo, levando as tradições gaúchas além de todas as fronteiras, esta Lei reconhece oficialmente sua importância”, ressaltou. Outro destaque feito pelo parlamentar foi quanto às noções de ética, estética e sociabilidade que estão sempre presentes nas tertúlias nativistas.

Comentários

Postagens mais visitadas