Adilson Troca participa de debate do COREN-RS sobre a Enfermagem no atendimento pré-hospitalar




O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) reuniu, na manhã desta terça-feira (08), enfermeiros Responsáveis Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, responsáveis técnicos de demais serviços de pré-atendimento e de instituições de saúde de todo o Rio Grande do Sul para debater o atendimento pré-hospitalar. O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adilson Troca participou do evento a convite do presidente do Conselho, Enfermeiro Ricardo Rivero.
Foram abordadas a Resolução COFEN n° 375/2011, que dispõe sobre a presença do enfermeiro no atendimento pré e inter-hospitalar, e a Portaria MS 356/2013, que redefine o cadastramento no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde , das Centrais de Regulação das Urgências e das Unidades Móveis de Nível Pré-Hospitalar de Urgências pertencentes ao componente SAMU 192 da Rede de Atenção as Urgências.
O deputado estadual Adilson Troca manifestou seu apoio as causas da categoria e colocou a estrutura da Comissão de Saúde e Meio Ambiente a disposição do Coren RS. “O enfermeiro é um agente fundamental na saúde, por isso estamos sempre ao lado destes profissionais. Somos parceiros das lutas e das reivindicações da enfermagem”, afirmou Troca, que lembrou ainda o apoio do conselho a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos.

O presidente do Coren RS, Ricardo Rivero, apresentou ainda o trabalho realizado pelo Conselho em favor da categoria. O serviço de Atendimento Pré-Hospitalar envolve todas as ações que ocorrem antes da chegada do paciente ao ambiente hospitalar, é o atendimento emergencial ou ambiente extra hospitalar, destinado às vítimas de trauma (acidentes de trânsito, industrial e aéreo), violência urbano (homicídios, suicídios) e mal súbito (emergências cardiológicas, neurológicas e psiquiátricas), visando a sua estabilização clínica. 

Comentários

Postagens mais visitadas