Ginástica Laboral será destaque na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (22)


 
Acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (21), o evento “O profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral”, que conta com apoio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. O presidente da Comissão, deputado estadual Adilson Troca, é autor do Projeto de Lei 127/2013 que instituí o Dia Estadual da Ginástica Laboral, a ser comemorado anualmente em 22 de novembro. A proposição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira (19) e pode ser apreciada no Plenário já na próxima semana.

O evento “O profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral” é promovido pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS). A programação inicia-se às 13h45 com a abertura oficial. Na sequência serão realizadas palestras e homenagens a FEEVALE e SESI pelo pioneirismo, além de empresas com mais de 10 anos de adoção da Ginástica laboral. O deputado Adilson Troca representará a presidência da Assembleia Legislativa.

Os benefícios das atividades físicas no trabalho são inúmeros. A ginástica laboral tem contribuído significativamente para evitar os danos que a própria atividade produtiva moderna impõe aos trabalhadores da indústria, comércio e órgãos públicos. As pessoas se cansam, se esgotam, mas não se exercitam. Daí a necessidade de alcançar-lhes horas de repouso ativo, mesmo durante a jornada de trabalho. Este é o propósito da ginástica laboral que promove a saúde, incentiva ao estilo de vida ativo e assegura a produtividade.

Dia Estadual da Ginástica Laboral

O projeto apresentado por Adilson Troca surgiu a partir de encontro com o presidente da Câmara de Saúde do Conselho Regional de Educação Física, Lauro de Aguiar, e Toni Pereira. O Rio Grande do Sul é pioneiro nacional na ginástica laboral. Conforme Adilson Troca, o resultado da prática é visível na redução de acidentes e na melhoria da saúde física e psíquica do trabalhador. “Por se tratar de um avanço na economia, no bem-estar das pessoas e na preservação da saúde, entendo que é justo garantir um dia para lembrar e divulgar a Ginástica Laboral”, argumenta.

O dia escolhido, 22 de novembro, é a data de formalização do primeiro contrato de Ginástica Laboral no País, firmado pelo SESI/RS e a FEEVALE, em 22 de novembro de 1978.



Comentários

Postagens mais visitadas