Valorização da Ginástica Laboral e do Profissional de Educação Física


O deputado estadual Adilson Troca representou a presidência da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (22), no evento “O profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral”, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS). A Ginástica Laboral foi desenvolvida para atender de forma adequada às necessidades dos trabalhadores, no sentido de sua preparação física, postural e sociocultural, frente aos desafios modernos dos ambientes de trabalho e ganha mais importância a cada dia.
Durante o evento acontecem palestras e homenagens a FEEVALE e SESI pelo pioneirismo na realização de ginástica laboral em 1978, além de empresas com mais de 10 anos de adoção da atividade.
O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adilson Troca, é autor do Projeto de Lei 127/2013 que instituí o Dia Estadual da Ginástica Laboral, a ser comemorado anualmente em 22 de novembro. A proposição foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira (19) e pode ser apreciada no Plenário já na próxima semana. “O evento de hoje celebra uma luta de muitos ao longo de vários anos. Parabenizamos os profissionais de Educação Física e também as empresas que hoje já colhem os frutos da prática de ginástica laboral. Recentemente instalamos a Frente Parlamentar de Apoio ao Profissional de Educação Física para sermos um elo entre a categoria e o Poder Legislativo”, afirmou.
O presidente da Câmara de Ginástica Laboral do CREF2/RS, Lauro Aguiar, valorizou os resultados obtidos no primeiro ano de trabalho da câmara. Ele acrescentou que as atividades são focadas na saúde do trabalhador e que, enquanto em 1978 apenas 5 empresas contavam com ginástica laboral, atualmente já são mais de 3 mil em todo Brasil.
O presidente da Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região, Eduardo Merino, ressaltou a importância do profissional de Educação Física ser protagonista na Ginástica Laboral e destacou que as empresas que contam com a atividade prestam um serviço de saúde pública.
O gerente de gestão de pessoas do SEBRAE, Luciano Amaral Ramos, assinalou a contribuição da ginástica laboral na prevenção de doenças físicas e psicológicas dos trabalhadores, contribuindo com sua qualidade de vida.
O Conselheiro Nacional de Educação Física, Professor Garcia, ressaltou o valor da criação de legislações que beneficiem a categoria. Ele diz que as atividades físicas contribuem com a dignidade humana para uma vida mais saudável.
O presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do RS, Ubirajara Brites, ressaltou a preocupação com o fato de que os profissionais de educação física possam estar bem preparados, reconhecidos e remunerados para poderem dar o melhor de si em suas atividades.
A presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral, Valquíria de Lima, parabenizou aos presentes pelo evento e afirmou que a cada dia mais empresas reconhecem a importância da ginástica laboral.






Comentários

Postagens mais visitadas