Assembleia Legislativa cria Dia da Ginástica Laboral


Foto: Karine Viana | Agência ALRS
Foi aprovado por unanimidade na manhã desta quinta-feira (12) o projeto de Lei 127/2013, que instituí o Dia da Ginástica Laboral, a ser comemorado anualmente em 22 de novembro. A proposta é de autoria do Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adilson Troca, a partir de encontro com o presidente da Câmara de Saúde do Conselho Regional de Educação Física, Lauro de Aguiar, e Toni Pereira. O Rio grande do Sul é pioneiro nacional na área

Conforme Adilson Troca, o resultado da prática é visível na redução de acidentes e na melhoria da saúde física e psíquica do trabalhador. O dia escolhido, 22 de novembro, é a data de formalização do primeiro contrato de Ginástica Laboral no País, firmado pelo SESI/RS e a FEEVALE, em 22 de novembro de 19 78.

A ginástica laboral tem contribuído significativamente para evitar os danos que a própria atividade produtiva moderna impõe aos trabalhadores da indústria, comércio e órgãos públicos. As pessoas se cansam, se esgotam, mas não se exercitam. Daí a necessidade de alcançar-lhes horas de repouso ativo, mesmo durante a jornada de trabalho. Este é o propósito da ginástica laboral que promove a saúde, incentiva ao estilo de vida ativo e assegura a produtividade.



Comentários

Postagens mais visitadas