Prêmio Vítor Mateus Teixeira homenageia músicos e divulgadores do tradicionalismo


Representantes do cenário musical e artístico ligados às manifestações culturais gauchescas compareceram ao Teatro Dante Barone na noite de quarta-feira (4) para prestigiar a solenidade de entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2013. O Prêmio foi instituído pela Assembleia Legislativa com o objetivo de valorizar a divulgação da música regional gaúcha. O nome da distinção presta uma homenagem a Teixeirinha, um dos maiores ícones da música regionalista. 
O deputado Estadual Adilson Troca, autor de Leis e grande incentivador do tradicionalismo, entregou a premiação de pela Capa de Disco: Álbum Meu Tempo Vol. 3, a Daniel Barros. Para Troca valorizar as tradições é cultivar a história do Rio Grande do Sul. 
Capa criada pelo artista plástico Vasco Machado, de Caxias do Sul. A pintura retrata Daniel, sua prenda e seu cavalo Mocito
A cerimônia contou com apresentação musical do grupo “Os Posteiros”, que encerrou a premiação com o clássico do cancioneiro gauchesco "Querência Amada", de Teixeirinha.
PremiaçãoEste ano, 19 deputados estaduais indicaram artistas e veículos nas 19 categorias do Prêmio, e o número de indicações chegou a 101, o que registra um aumento de quase 20% em relação à edição anterior, em que 86 nomes foram apresentados para concorrer.
Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do Rio Grande do Sul, do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul e Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF, do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do RS, durante o mês de novembro de 2013.
Premiados
  1. Cantor: João de Almeida NetoGanhador de Troféus de Melhor Intérprete na maioria dos festivais nativistas já realizados. Além das produções individuais , João de Almeida Neto tem participações em coletâneas e discos de vários artistas e conjuntos, entre eles Gaúcho da Fronteira e Garotos de Ouro.
  2. Cantora: Analise Severo tem 20 anos de carreira e 5 CDs gravados. Já participou de quase todos os festivais do Rio Grande do Sul, sendo uma das intérpretes mais atuantes e premiadas. Faz parte do Projeto Mulheres Pampeanas.
  3. Declamador: Valter Vieira RibeiroTradicionalista e autêntico declamador. Premiadíssimo campeão de rodeios em declamação. É fundador da Associação de Pajadores e Declamadores Gaúchos.
  4. Declamadora: Vitória Rolim LampertSeus primeiros passos nas tradições gaúchas tem a presença marcante de seu avô Boanerges do Amaral Rolim. Tornou-se prenda dente de leite no ano de 2008 na cidade de Três Passos, e desde lá vem encantando e enaltecendo a cultura gaúcha com sua declamação e simpatia.
  5. Trovador: Leôncio Amaral Participa de trovas de 1984. É tetra campeão do Mi Maior de Gavetão de Sapucaia do Sul, campeão da Vacaria, penta campeão em Capão da Canoa, tri campeão em Passo Fundo e Cacequi. Tem 1400 troféus em sua galeria. É cantor, compositor, pajador e trovador
  6. Trovadora: Margarete Amaral Premiada em diversos Rodeios e Festivais de Trova: Rodeio Internacional de Osório, Tramandaí, Passo Fundo e Mi Maior de Gavetão. Possui mais de 150 prêmios em Rodeios e Festivais de Trova.
  7. Compositor(a): Francisco Alves Jornalista e radialista, Chico Alves é detentor de vários prêmios. Sua canção “Não Podemos se Entrega pros Home”, está entre as canções nativistas mais executadas no Estado.
  8. Instrumentista: VarguinhasHá 22 anos é gaiteiro do conjunto Os Monarcas, grupo que já foi agraciado com cinco discos de ouro e um dvd de ouro. Varguinhas é considerado um dos melhores acordeonistas do RGS.
  9. Arranjador(a): Maurício LopesUma das mais recentes revelações da música gaúcha. Obteve seu primeiro prêmio nacional em 2010 no VI FestiaAfro em Limeira, São Paulo. Como instrumentista acompanha grandes nomes da música gaúcha.
  10. Pajador(a): Jadir Oliveira Filho Filho do poeta e pajador Jadir Oliveira. Com apenas 6 anos de idade venceu a 1° FENATROVA na categoria guri, do Rodeio internacional de Passo Fundo. Na edição seguinte confirmou o bi-campeonato. Em 2009, aos 18 anos de idade, conquistou o troféu de campeão do ENART.
  11. Produtor(a) Musical: João Marcos Nolte Martins (Negrinho Martins) Autodidata, atualmente cursa bacharelado em música popular na Universidade Federal de Pelotas. Violinista, contrabaixista, arranjador e produtor musical. Produziu e arranjou trabalhos de diversos artistas.
  12. Capa de Disco: Álbum Meu Tempo Vol. 3 - Daniel Barros Capa criada pelo artista plástico Vasco Machado, de Caxias do Sul. A pintura retrata Daniel, sua prenda e seu cavalo Mocito.
  13. Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Programa Fogo de Chão - Vilmar Romera – TV ULBRA Há cinco anos na TV Ulbra, o Programa Fogo de Chão enaltece a cultura do Rio Grande do Sul através da música, da trova e de reportagens temáticas
  14. Grupo de Show: GEMP - Escola e Cia. De DançaÉ patrimônio cultural da cidade de Crissiumal, administrada por voluntários e com apoio de empresas e da administração municipal. Seu espetáculo já foi assistido em mais de 150 municípios. Em 2013 realizou sua maior turnê internacional (Romênia, Hungria, Macedônia e Bulgária).
  15. Grupo de Baile: Os Atuais Fundado em 1968 em Tucunduva, tem 41 discos gravados e 5 DVDs. Devido ao sucesso contínuo e ao estilo musical, o público passou a chamá-los carinhosamente de “os reis do baile”. Os Atuais já subiram ao palco mais de sete mil vezes para apresentações.
  16. Grupo de Dança Gaúcha: CTG Lalau Miranda Grupo de CTG com sede em Passo Fundo, nos palcos há 61 anos. Já representou o Rio Grande do Sul e o Brasil em festivais nacionais e internacionais levando a dança e cultura locais além-fronteiras.
  17. Bandinha Típica Alemã: Banda de Estrela Formada por 13 integrantes, sendo dez instrumentistas de sopro, dois percussionistas e o coordenador e regente maestro Bernardo Hunecke.
  18. Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Orquestra Municipal de Teutônia Criada em 1983, seu embrião foi uma charanga que animava os comícios emancipacionistas do município de Teutônia. Já conquistou o primeiro lugar em dois Festivais de Música na Alemanha.
  19. Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Edgar PozzerCantor de música brasileira e internacional. Foi o primeiro cantor gaúcho a executar um repertório de músicas italianas.
* Com informações do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS

Comentários

Postagens mais visitadas