Comissão de Saúde e Meio Ambiente: Velocidade é o problema a ser enfrentado no TAIM Colocação das telas deve recomeçar imediatamente

Foto: Pedro Belo Garcia | Agência ALRS

As entidades e lideranças reunidas pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14), chegaram a um consenso sobre qual  medida é essencial para evitar a mortalidade de animais na Reserva Ecológica do Taim: a redução da velocidade dos veículos. Conforme os encaminhamentos colhidos pelo presidente, deputado estadual Adilson Troca, nenhuma solução será efetiva se os veículos não trafegarem dentro do limite de 60 km por hora.
Emergencialmente deverá ser concluída a instalação das telas de contenção às margens da rodovia, mas esta solução não é vista como definitiva. O deputado Adilson Troca garantiu ao chefe da Estação Ecológica do Taim (Esc/Taim), Henrique Ilha, que a Comissão de Saúde estará aos seu lado na busca, em Brasília, por um Orçamento próprio para a Estação e na busca junto ao Ministério do maio Ambiente da superação e quaisquer entraves que prejudiquem a área. 
Adilson Troca comentou que as muitas vezes as pessoas não notam mas cada animal atropelado e morto significa também um acidente com um veículo, que coloca a vida humana também em risco. “Conseguimos reunir as pessoas que tem poder de decisão e de solucionar o problema que é a mortandade de animais no Taim. Estamos ao lado do Taim, do Henrique Ilha, para o que for necessário. Ele tem o conhecimento necessário para nos liderar na luta pela solução correta”. 
O presidente da ANCATA - Associação dos Pecuaristas, Orizicultores, Comerciantes e Moradores do Curral Alto e Taim de Santa Vitória do Palmar, Raul Cavedon, apresentou matérias jornalísticas mostrando que o problema vem se arrastando ao longo dos anos. “Estamos brincando com a vida e a morte. Para que ampliar a reserva se não conseguimos proteger o que temos?”, protestou. 
A associação propõe soluções imediatas: instalação de pardais inteligentes na entrada e na saída da Estação, que fotografem as placas dos veículos e calculem o tempo levado no trajeto, multando quem superar a velocidade média permitida. O resultado destas multas seriam destinados ao Instituto Chico Medes. Outra solução seria a presença da Polícia Rodoviária. A terceira proposta apresentada por Raul Cavedon é a instalação de guard-rails de 80 cm com uma cerca por cima, impedindo que os animais entrem na pista.
Os pardais inteligentes foram considerados a melhor solução pelos presentes.  O chefe da Estação Ecológica do Taim (Esc/Taim), Henrique Ilha, apresentou dados sobre a fauna e contexto histórico e se mostrou favorável à ideia. Para Henrique, a primeira ação deve ser a conclusão do telamento. “Hoje formou-se uma armadilha, com mata-burros dos dois lados da rodovia e mais as telas com furos em parte do trecho, onde os animais que entram não conseguem sair”.  Ele entende ser necessário implantar mais radares, se possível no formato proposto pela ANCATA. “O problema é a velocidade. Se manter os 60km por hora os acidentes seriam evitados”, afirmou.  
Obras imediatas
O representante do Departamento Nacional de Infarestrutura Terrestre, Vladmir Casa, afirmou que o departamento tem uma plano nacional de instalação de novos pardais. Neste processo estariam previstos novos na estação ecológica. Ele concorda que o grande problema na estrada é a velocidade. Ele explicou que a obra do DNIT prevista para o TAIM foi 91% concluída. Os Mata-burros foram reformados e a conclusão do telamento só foi suspensa devido as árvores que teriam de ser cortadas, mas que a questão já está encaminhada e as obras serão retomadas imediatamente. Vladmir se comprometeu ainda em repassar a sugestão dos pardais inteligentes e pedir posição por escrito do DNIT de Brasília sobre a possibilidade de aquisição dos equipamentos.
O coordenador de licenciamentos do IBAMA, Mozart Lauxen, explicou licenças já foram, expedidas e que um estudo mais completo de licenciamento para o TAIM deve iniciar em julho. “A Legislação prevê que corte de árvores exige licença”, destacou. Ele acrescentou que apenas espécies vegetais protegidas e ameaçadas precisam ser replantadas, as demais podem ser suprimidas e compensadas com o replantio. 
O Diretor da Usina Eólica  Eletrosul, João Ramis, defendeu o apoio ao uso de material local nas  obras para redução de custos e na importância da recuperação da estrada. Afirmou ser parceiro das atividades de preservação.
O Representante da Câmara de Vereadores de Rio Grade, Flávio Santos, elogiou trabalho e atuação da Estação Ecológica do Taim. “Levo como tema de casa a missão de pedirmos aprovação e ampliação a área do Taim, pois assim como aumenta a área podem aumentar os recursos”, ressaltou Flávio Santos.
  O Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, Roberto Carlos, manifestou seu apoio a ampliação a reserva do TAIM e a importância da preservação. “Está na hora dos responsáveis chegarem a um consenso e a uma solução. É um patrimônio da humanidade e vidas, dos animais e humanas, que estão em risco”. Ele valorizou também o potencial turístico da reserva.






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