Encaminhada contratualização via SUS do Hospital de Caridade de Santa Maria


 A Comissão de Saúde e Meio Ambiente discutiu a situação do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, durante reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (7). O deputado estadual Adilson Troca (PSDB) presidiu a reunião em que o presidente da Comissão de Saúde de Santa Maria, Marcelo Zappe Bisogno e o vereador João Chaves pediram ajuda da Casa para intermediar reivindicações junto ao Estado. Desde o ano passado, o governo banca apenas o preço de manutenção da clínica, e não os outros custos de atendimento, o que impede o hospital de manter a gratuidade do serviço. Além dos moradores de Santa Maria, o Hospital também recebe demandas de cidades vizinhas. 
Marcelo calcula que são, aproximadamente, 320 mil pessoas dependentes do atendimento médico da cidade. De acordo com o vereador, há 133 leitos vagos, que, devido à situação financeira do Hospital, não são colocados à disposição. Pelo mesmo motivo, atendimentos de média e alta complexidade têm sido prejudicados. O Hospital também não tem condições de assumir consultas pelo SUS. Enquanto isso, o Hospital Universitário de Santa Maria lida com mais de 90 pessoas sendo atendidas em macas nos corredores. 
 Outro problema relacionado à saúde que a cidade enfrenta é a falta de oncologistas. "São mais de 400 pessoas diagnosticadas com câncer de próstata e que não têm atendimento”, alerta Marcelo.
 Solução
 Na sequência da reunião, os deputados Adilson Troca, Jorge Pozzobom (PSDB), Marisa Formolo (PT) e Valdeci Oliveira , juntamente com os vereadores, conversaram com o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual da Ssaúde, Marcos Lobato. , que relatou ao andamento da questão no Governo do Estado. Conforme ele o contrato vem sendo negociado com o Hospital de Caridade há algum tempo e está pronto para ser assinado.

Comentários

Postagens mais visitadas