Assembleia realiza lançamento da 2ª edição de livro sobre a vida da ambientalista Hilda Zimmermann


Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 11:35-05/06/2014 Foto de Fábio Correa
No dia do meio ambiente, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e a Corag realizaram o lançamento da 2ª edição do livro Ações que mudaram a história – A saga de Hilda E. Wrasse Zimmermann & sua agenda socioambiental. A obra, escrita pela filha da ambientalista, Lívia Zimmermann, mostra as várias faces da personalidade de uma das pioneiras do movimento ecologista gaúcho, que além de combater os crimes ambientais, insurgiu-se contra a discriminação aos índios, mulheres, menores de rua, idosos e cegos e em defesa dos animais e da agroecologia.
"Esse livro encerra a saga da minha mãe e é um resumo das principais ações socioambientais desde o começo do movimento naturista, que depois se tornou movimento ambientalista", explicou Lívia. Ela lembrou das principais ações protagonizadas por sua mãe, que marcaram definitivamente a história gaúcha. Entre elas, a defesa da preservação do Solar dos Câmara e dos jardins do Palácio Farroupilha, que quase foram destruídos para a construção de um estacionamento.
A presidente da Corag, Vera Oliveira, agradeceu ao Parlamento gaúcho, que, em 2012, procurou a Companhia para firmar parceria para a impressão do livro. "A nossa memória é a nossa identidade. A obra de Hilda Zimmermann, a nós presenteado por Lívia, por iniciativa desta Casa, não poderia ter sido recebida de outra forma, se não com um solene e honroso sim à sua segunda edição", afirmou.
O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Adilson Troca (PSDB), destacou a importância da obra para a preservação da história do movimento ambientalista no RS. "Para nós, é uma honra muito grande participar desse momento", disse, referindo-se ao lançamento da segunda edição da obra.
"Esse livro não é apenas um registro, é um exemplo de vida", ressaltou a deputada Marisa Formolo (PT), que presidia a Comissão de Saúde e Meio Ambiente quando foi lançada a primeira edição do livro, em 2012. Ela afirmou que Lívia é um exemplo de filha, por amar e lutar pelas mesmas bandeiras defendidas por sua mãe. Ainda citou a realização do prêmio Pioneiras da Ecologia, que a AL promove em homenagem à Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner a fim de dar reconhecimento público às pessoas e às instituições que se destacaram na realização de ações que contribuam para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto. As inscrições podem ser realizada até o dia 27 de junho no site da AL (www.al.rs.gov.br).
O presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT), encerrou a solenidade destacando o pioneirismo do Parlamento gaúcho em uma série de iniciativas, como a publicação da obra. Citando o atual debate sobre o Parque Delta do Jacuí, em que a ampliação da zona de amortecimento poderá inviabilizar investimentos nos municípios de Eldorado do Sul e de Charqueadas, disse que é preciso haver um equilíbrio entre preservar o meio ambiente e manter a subsistência das pessoas. "A obrigação da AL é ouvir todas as partes envolvidas em algum tema e construir o consenso", finalizou.
Presenças
Durante a solenidade, houve a declamação da poesia "Súplica da Árvore", pela autora Ruth Assunção, que a compôs em 1947, quando tinha 9 anos.
Também estiveram presentes o diretor-geral adjunto do DMLU, Vercidino Albarello; o fundador do Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões, Hermes dos Santos, a diretora da Câmara Riograndense do Livro, Maria Helena Bueno Gargioni; entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas