Taim: Entidades encaminham moção publica ao DNIT




                Após audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, nesta segunda-feira (03), sobre a mortandade de animais na área da Estação Ecológica do Taim, será encaminhada uma moção ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. O deputado Adilson Troca representou a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no ato, destacando o apoio da entidade ao TAIM nas diversas reuniões que estão sendo realizadas.
                Conforme o deputado Adilson Troca, a audiência foi positiva, pois uniu ainda mais as autoridades e entidades que atuam no TAIM na luta para sanar os problemas.
                 O presidente da Associação dos Pecuaristas, Orizicultores, Comerciantes e Moradores do Curral Alto e Taim de Sta.Vitória do Palmar (AMCATA), Raul Cavedón, criticou a ausência de representação do DNIT na audiência: “São dezenas de evasivas do DNIT, que transfere a responsabilidade de preservação para outras esferas federais quando na verdade ela é a única que tem a responsabilidade de dar condições de vida para com a fauna e de pessoas que transitam no trecho”, apontou.
            Nos últimos quatro anos, segundo dados do ICMBio do Taim, morreram mais de 1800 animais no trecho dos 17 KM.

            Encaminhamentos
            Os participantes da Audiência decidiram encaminhar moção pública ao DNIT e distribuí-la aos orgãos federais e estaduais, além de ratificarem ao Ministério Público Federal, que os pardais existentes no local sejam substituídos por novos pardais inteligentes. Os aparelhos terão a função de fotografar veículo por veículo registrando o horário que acessarem a Reserva do Taim, sendo que ao cruzarem  o segundo pardal, os que excederem em média a velocidade permitida que é 60 Km, serão autuados.     
            Será solicitado também que o DNIT instale ao longo dos 17 KM que cruzam a Reserva, GUARD-RAIL ou barreiras NEW JERSEY, seguindo sugestão feita pelo IBAMA, em documento enviado para a AMCATA.

            Estiveram presentes o deputado Adilson Troca; O prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Carlos Silveira e Vereadores de Sta.Vitória do Palmar ; o Ministério Publico Estadual, Promotor Rogério Caldas ; o chefe da Unidade de Conservação do Taim Henrique Horn Ilha; a manifestação oficial do Superintendente do Ibama-RS, João Pessoa Riograndense Morreira  Jr. , entidades sindicais e associações comerciais de Santa Vitória, Chuí e Rio Grande, além de ambientalistas e comunidade em geral. 

Comentários

Postagens mais visitadas