Artigo: 20 anos de uma conquista Real para o Brasil

*Adilson Troca

O que diferencia o comprometimento dos agentes públicos com a nação que representam é sua vontade e capacidade de encontrar soluções para os problemas de sua população. Um dos maiores dramas já vividos pelo Brasil foi a hiperinflação, coisa que os mais jovens, graças ao PSDB, talvez nem conheçam. Desde 1º de julho de 1994, data da implantação do Plano Real que foi idealizado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso, nosso país conquistou a estabilidade financeira que desde então vem viabilizando o desenvolvimento.

O Plano Real carrega o DNA do PSDB. É uma conquista que acabou com a inflação galopante e fruto de muito trabalho, vontade política e capacidade de gestão. A moeda foi o início de uma nova fase para Brasil e para os brasileiros. Antes, o dinheiro era desvalorizado do dia para a noite. Os preços subiam vertiginosamente e o poder de compra do cidadão despencava. Com o Real as pessoas puderam começar a planejar seus orçamentos.

Não temos dúvidas de que o Real pode ser considerado um dos maiores programas sociais já feitos, pois permitiu aos brasileiros sonhar e se programar para realizar seus sonhos. A estabilidade trouxe consigo também a segurança para quem queria investir. Permitiu que as contas públicas se tornassem muito mais transparentes. Trouxe esperança para todos.
Todas as políticas econômicas e sociais postas em prática desde então foram viabilizadas a partir do Real. Fenando Henrique Cardoso mostrou aquela que se tornaria a marca do PSDB: a capacidade de encontrar soluções. O fim da inflação foi o início de um novo Brasil, melhor e mais preparado para crescer e se desenvolver com justiça social.

Neste 1º de julho de 2014 temos de celebrar esta Real conquista do Brasil. Porém, temos também que estar atentos. Nos últimos anos a inflação vem subindo e a diferença já pode ser sentida no bolso de cada brasileiro. Não podemos aceitar que uma gestão ineficiente acabe com conquistas que são de todo o país. Nosso Brasil pode muito mais. O Real é a prova disso.

* Deputado Estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas